
Em 21 de abril é celebrado o Dia Mundial da Criatividade e Inovação. Criado em 2017 com o apoio de 80 países, a data comemorativa busca conscientizar a população mundial sobre iniciativas para a solução de problemas no avanço das metas de desenvolvimento sustentável.
Em Brasília, o Dia Mundial da Criatividade (World Creative Day, no original) terá 21 atividades programadas para terça-feira (21) e quarta-feira (22). Os eventos vão de oficinas de crochê a palestras sobre economia criativa e sobre melhoria na acessibilidade a estudantes com deficiências auditivas. A programação está listada na página do evento.
Devido ao isolamento social adotado para conter a disseminação do novo coronavírus, as atividades serão realizadas virtualmente, por meio de transmissões pela internet. Os interessados precisam se inscrever.
Coordenadora dos eventos no Distrito Federal, Anne Mendes diz que a inovação representa uma ferramenta fundamental para a transformação da sociedade. Embora a pandemia tenha alterado toda a programação, que previa encontros presenciais, ela diz que a nova dinâmica das transmissões ao vivo pela internet ampliou o alcance as iniciativas.
“A organização central do evento resolveu transformar tudo em remoto, e todo mundo teve que se adaptar ao novo formato. Foi muito bacana porque quase todos os inspiradores toparam o novo desafio, e o evento acabou oferecendo mais opções, já que agora podemos assistir a palestras de pessoas do mundo inteiro”, afirma Anne.
A coordenadora destaca que a coincidência entre a data e o aniversário de Brasília torna o evento ainda mais especial, mesmo com a concorrência em relação aos festejos na cidade. “Acho que é mais um desafio, já que sempre tem tanto evento na cidade [em 21 de abril]. Por outro lado, é mais uma forma de nos unirmos pela criatividade para criar um evento atrativo e, claro, de mostrar que a cidade tem espaço pra todo mundo”, declara.
Metas
As metas de desenvolvimento sustentável reúnem 17 ações globais que buscam alcançar um futuro melhor e mais sustentável para a humanidade. Definidas em 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, as ações devem ser cumpridas até 2030.
No Brasil, a data é celebrada desde 2018, quando as associações ProjectHub e LabCriativo promoveram eventos em 13 cidades brasileiras.
As metas são ausência de pobreza; zero fome; boa saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água limpa e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis, produção e consumo responsáveis; ações para evitar as mudanças climáticas; preservação da vida aquática; preservação da vida terrestre; paz, justiça e instituições fortes; e parcerias para atingir as metas.
Com informações da Agência Brasil.