
Estão abertas as inscrições para o edital Caminhos, uma iniciativa do Fundo Alas, que pretende selecionar 30 lideranças negras e de origem periférica para receber até R$ 15 mil. A bolsa tem como objetivo capacitar e aprimorar a atuação dessas pessoas dentro do espaço que ocupam para serem objetos de transformação política, social e profissional.
Leia também: Cofundadora do Nubank afirma que é ‘difícil’ contratar líderes negros
Para se candidatar a uma das vagas, é preciso ter ao menos 20 anos e apresentar uma carta de recomendação de algum parceiro de trabalho, empresas, coletivos ou redes de apoio e fazer um cadastro por meio de um formulário na internet.
Cada aspirante deve exercer atividades ou almejar cargos de liderança dentro dos seguintes campos: política institucional, empreendedorismo, mercado de trabalho, além de ações sociais, culturais ou artísticas.
O dinheiro da bolsa poderá ser destinado ao financiamento de intercâmbios, cursos de idiomas, pós-graduação ou outros semelhantes. A data limite para a candidatura é em 4 de novembro.
Justiça Social e Desenvolvimento Sustentável
Por trás do fundo está a Fundação Tide Setubal, uma organização não governamental que atua com o objetivo de promover a justiça social e o desenvolvimento sustentável em periferias urbanas. A ONG promove o edital em uma parceria com o Instituto Ibirapitanga e a Portucus América Latina.
“Iniciativas como o edital reconhecem as enormes desigualdades a que estão submetidas pessoas negras no Brasil e trabalham sobre essa distorção para criar possibilidades concretas para que essa população possa ter estrutura para acessar espaços usualmente ocupados pelas minorias brancas, que sempre detiveram o poder. Mostram também, para o campo da filantropia brasileira, como é importante centralizar o enfrentamento ao racismo em seus programas e que apoiar lideranças é mexer nas estruturas mais profundas e perversas da desigualdade da nossa sociedade”, diz Iara Rolnik, diretora de programas do Instituto Ibirapitanga.
Com informações do Hyperness