
Pesquisa do Datafolha divulgada nessa quinta-feira (8) afirma que o ex-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), lidera as intenções de voto neste início de campanha eleitoral. Ele tem 30% da preferência dos eleitores da capital fluminense.
Em segundo lugar está o atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), que tenta reeleição, com 14% das intenções de voto. Crivella conta com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e de seus filhos.
A pesquisa, realizada em parceria com a TV Globo, tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Para a sua realização foram ouvidos 900 eleitores na segunda-feira (5) e na terça-feira (6).
Segundo os dados, há um empate técnico do atual prefeito com a deputada Martha Rocha (PDT), que tem 10% das intenções de voto. Já Benedita da Silva (PT) marcou 8% no levantamento.
Num terceiro grupo estão Renata Souza (PSOL) e Bandeira de Mello (Rede), ambos com 3% das intenções de voto, e Cyro Garcia (PSTU), com 2%.
Aparecem com 1% das intenções de voto Clarissa Garotinho (Pros), Fred Luz (Novo), Luiz Lima (PSL) e Paulo Messina (MDB). Não alcançaram um ponto percentual os candidatos Henrique Simonard (PCO), Glória Heloiza (PSC) e Suêd Haidar (PMB).
Alvos de operação policial
O início da campanha eleitoral foi marcado por duas operações policiais contra os dois principais candidatos. Paes foi alvo de busca e apreensão em razão de uma acusação por corrupção, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica eleitoral pela prática de caixa dois na eleição de 2012 com dinheiro da Odebrecht.
Crivella, por sua vez, é investigado sob suspeita de participação num esquema de cobrança de propina dentro da prefeitura. Escapando de cinco pedidos de impeachment, ele ainda está com a candidatura ameaçada em razão da condenação que sofreu no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) por conduta vedada a agentes públicos na campanha de 2018.
Com informações da Folha de S. Paulo