
Após ser criticado por envolvimento no golpe na Bolívia, o bilionário Elon Musk, um dos homens mais ricos do mundo, publicou no Twitter afirmando que dará “golpe em quem quiser. Lidem com isso!”.
O CEO da Tesla e da SpaceX estava reagindo a um comentário de um seguidor afirmando que não é do interesse do povo norte-americano “o governo dos EUA organizando um golpe contra Evo Morales na Bolívia” para que ele “possa obter lítio”.
We will coup whoever we want! Deal with it.
— Elon Musk (@elonmusk) July 25, 2020
“Mais de 50% dos depósitos de lítio globais se encontram no ‘Triângulo do Lítio’ – com fontes do material concentradas na Argentina, Bolívia e Chile. Os desertos montanhosos da Bolívia – o Salar de Uyuni – têm de longe as maiores reservas conhecidas”, segundo reportagem do Brasil de Fato.
O ex-presidente golpeado Evo Morales denunciava, quando estava no poder, que o lítio não deveria ser vendido a multinacionais. Contudo, a tendência, como acenou o candidato a vice da atual presidente Jeanine Áñez, é permitir que empresas explorem o recurso no país.
Posteriormente, o empresário boliviano Samuel Doria Medina, candidato a vice de Áñez, defendeu, com a possível vinda da Tesla para a América do Sul, a construção de “uma gigante fábrica no Salar de Uyuni para fornecer baterias de lítio”.
Riqueza maior que o PIB da Bolívia
Com a valorização das ações da Tesla, que passou a valer mais do que a própria Toyota, maior indústria automobilística do mundo, a riqueza pessoal de Musk cresceu US$ 46,7 bilhões nos últimos quatro meses.
Posteriormente, o dado foi apontado pelo ex-candidato Bernie Sanders, que criticou Musk por se opor a um novo pacote de estímulos ao cidadão estadunidense.
What a hypocrite. Elon Musk has received billions in corporate welfare from U.S. taxpayers. Now he wants to stop 30 million Americans who lost jobs from receiving $600 a week in unemployment benefits, while his wealth has gone up by $46.7 billion over the past 4 months. Pathetic. https://t.co/hECaTul3ZI
— Bernie Sanders (@BernieSanders) July 24, 2020
Com informações do Brasil 247.
3 Comentários