
Nesta segunda (14), a Mostra Latino-Americana de Curtas no #CulturaemCasa estreou uma seleção de filmes do Equador. Entre eles, o curta “Humano” que relata a jornada de um jornalista em uma clinica de “cura gay”.
Segundo informações do Portal da Cidade, o Memorial da América Latina, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e a Secretaria de Relações Internacionais lançaram a Mostra Latino-Americana de Curtas, que conta também com o apoio e realização da Organização Social Amigos da Arte.
A proposta é exibir 75 curtas metragens de 9 países latino-americanos para promover a divulgação da produção cinematográfica contemporânea da região.
Leia também: Veja lista do dez livros nacionais mais vendidos em 2020
Os filmes estão sendo exibidos gratuitamente pela plataforma www.culturaemcasa.com.br, de 1º a 20 de dezembro.
A Mostra prevê também um Ciclo de Palestras, sempre às 14h, com temas voltados para a produção audiovisual e a cultura de cada país, sob os cuidados do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), responsável pela organização do evento.
Cada noite da Mostra será dedicada a um país latino-americano, com a exibição de até no máximo cinco títulos por país. Os filmes estreiam sempre às 19h e depois ficam disponíveis na plataforma Cultura em Casa para acesso gratuito ao público.
Já estão confirmadas as participações de curtas do Paraguai, Nicarágua, República Dominicana, Argentina, Equador, Uruguai, México, Cuba e Brasil.
Plataforma Cultura em Casa
Criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Organização Social Amigos da Arte, no início da pandemia, a plataforma #CulturaEmCasa já teve mais de 1,2 mil conteúdos, entre espetáculos, palestras, aulas, podcasts, shows e concertos. O projeto ganhou visibilidade e tem sido acessado por pessoas em diversos estados e países.
Programação
Na programação desta segunda-feira, dia 14 de dezembro, estão disponíveis dois curtas metragens equatorianos bastante diferentes.
Humano, Korwin Quiñones
Capitán Escudo, Roberto Valencia e Diego Castillo
(Os títulos estarão disponíveis na plataforma Cultura em Casa a partir das 19h)
HUMANO | Mostra Latino-Americana de Curtas
24min – 2018 – Ficção – INCINE – Equador
Direção: Korwin Quiñones
O jornalista David vai a uma clínica de “cura para homossexuais” – “Cura gay” – para entrevistar Júlio (Ramona), o primeiro interno considerado curado, que está prestes a ser liberado, depois de 2 anos e meio de internação. Depois da entrevista, David se interna na clínica e descobre o tratamento desumano a que os pacientes são submetidos. Ao não suportar ver a desumanização de Ramona, decide ajudá-la a fugir.
Assista Aqui
CAPITÁN ESCUDO| Mostra Latino-Americana de Curtas
18min – 2018 – Animação – Equador
Direção: Roberto Valencia e Diego Castillo
O curta narra os eventos incríveis que levaram um herói comum a se tornar o super-herói tricolor. Mistério, aventura e muita ação se juntam na aventura mais emocionante do Capitão Shield, o Super-herói 100% equatoriano.
Assista Aqui
Com informações do Portal da Cidade