
A Embrapa Mandioca e Fruticultura de Cruz das Almas, no estado da Bahia, lançou Edital de Inovação Aberta que irá selecionar ideias inovadoras para o cultivo de mandioca e frutas tropicais ou voltadas ao desenvolvimento regional. As propostas podem ser enviadas até 30 de maio de 2020.
O edital da unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atende ao Marco Regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), destaca a Revista Cultivar.
O objetivo da chamada, segundo Francisco Laranjeira, chefe de Pesquisa & Desenvolvimento da Unidade Cruz das Almas, é estimular iniciativas que desenvolvam soluções tecnológicas em parceria com a Embrapa.
“O objetivo é trabalharmos juntos no desenvolvimento dessas ideias e facilitar a incorporação dessas novas tecnologias às cadeias de valor”, afirma Laranjeiras.
De acordo com a Revista Cultivar, não há restrição quanto ao tipo de ideia a ser proposta, mas foram elencados temas prioritários. São eles: Huanglongbing (HLB) dos citros; Fusariose do maracujá; Murcha de Fusarium da bananeira; viroses do mamoeiro; material propagativo de mandioca com qualidade genética e fitossanitária.
Veja mais temas prioritários AQUI.
Os recursos financeiros aportados pela Embrapa Mandioca e Fruticultura são de até R$ 400.000,00 ao ano, além de capital humano e instalações.
Confira as modalidades, requisitos e contrapartidas no edital disponível AQUI.
Tradição na mesa do brasileiro

Tradicionais na mesa do povo brasileiro, culturas agrícolas como a da mandioca e de frutas tropicais como o abacaxi necessitam, segundo especialistas, de permanente incorporações tecnológicas.
Da mesa para a indústria, a mandioca é utilizada da produção de diversos produtos como o plástico. Atualmente mais de 100 países produzem o vegetal, sendo que o Brasil participa com 10% da produção mundial.
Também chamada em algumas regiões do Brasil de macaxeira, aipim, castelinha, uaipi e pão-de-pobre, essa tuberosa está entre os 8 primeiros produtos agrícolas do país, em termos de área cultivada, e o sexto em valor de produção.
Mais informações sobre a chamada pública podem se solicitadas pelo e-mail: [email protected]