
Muitas das caravanas de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) para os atos de 7 de setembro são patrocinadas por empresários ou subsidiadas por movimentos de direita. Em um movimento nada espontâneo, as organizações pretendem levar milhares de pessoas a Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
Algumas dessas caravanas oferecem ônibus de graça ou com preços bem abaixo dos praticados comercialmente. De Bauru, cidade do interior de São Paulo, por exemplo, sairá uma caravana para a Avenida Paulista com 230 pessoas.
Leia também: PSB DF realiza reunião estratégica para as eleições
De acordo com a organização da caravana, o valor da passagem seria de R$ 120 ida e volta. Além de outros três ônibus gratuitos. Ao jornal Folha de S. Paulo, um dos organizadores disse ser “patriota de grupos de WhatsApp”.
Outro organizador, o engenheiro Diego Formenti, teria dito que conseguiu quatro ônibus, com 46 pessoas em cada um deles. Informou que o valor foi doado por “empresários que preferem não se identificar”. “Arrumamos patrocínio para três ônibus, e o quarto foi vaquinha”, disse. O custo de cada ônibus é de R$ 2.800.
Uma lista que circula em grupos de WhatsApp e Telegram afirma que há cerca de 240 ônibus, 7 micro-ônibus e 6 vans confirmados para o ato na Avenida Paulista. Seria um total de 9.826 pessoas rumo à manifestação de apoio ao candidato à reeleição.
Orientações
Nessa mesma lista, circula a mensagem: “O presidente convocou principalmente para a PAULISTA,_ _mas quem não puder,_ é pra ir para Brasília ou para Copacabana (RJ) antes de qualquer outro lugar. “
Os organizadores também orientam sobre os locais onde estacionar e dão dicas de como organizar as caravanas.
“Levem faixas em inglês, espanhol, francês e outros idiomas com a data completa. _As fotos de seus cartazes irão para os jornais de todo o mundo._ LEMBREM-SE não é uma festa, _estamos indo “lutar” pela nossa liberdade e contra o comunismo! _Exemplo:_ _”WE TRUST ARMED FORCES”_
_(eles sabem o que fazer para termos eleições limpas,_ a nossa intervenção já foi feita democrática pelo voto em 2018, _temos apenas que_ confiar e mostrar que acreditamos realmente neles)”.
Em vídeo, Bolsonaro convoca para atos
Apoiadores de Bolsonaro também publicaram vídeo em que o próprio candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, convoca para os atos desta quarta-feira, 07 de setembro.
“Convido as famílias brasileiras a irem às ruas para comemorar 200 anos da nossa Independência. Em paz e harmonia vamos saudar a nossa Independência”, diz o presidente no vídeo publicado pela deputada Carla Zambelli (PL-SP).