
Começa neste domingo (17), para mais de 5,5 milhões de candidatos confirmados, o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, mesmo com a alta de casos e óbitos por Covid-19. Esse é o total sem os estudantes do Amazonas, que farão a prova em 23 e 24 de fevereiro depois que o governo estadual decretou sua suspensão.
Até as 20h deste sábado (16), treze estados registravam alta nas mortes: AL, AM, GO, MG, MT, PE, PI, RJ, RN, RR, SE, SP e TO. Eles somam 3,1 milhões de inscritos no exame (54,25% do total).
O Enem é considerado o maior vestibular do país, e a nota serve para disputar vagas em universidades e ter acesso a programas de bolsas (Prouni) ou financiamento de mensalidade (Fies).
Os estudantes terão 5h30 neste domingo (17) para escrever a redação e responder a 90 questões de múltipla escolha (45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias).
Segunda fase
No próximo domingo (24), serão 5h para responder a mais 90 questões de múltipla escolha (45 de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias).
A aplicação do Enem tem sido alvo de disputas judiciais, devido à pandemia. A prova estava prevista originalmente para novembro de 2020, mas foi adiada para janeiro deste ano – mesmo após enquete com participantes indicar o mês de maio de 2021 como a opção mais votada pelos estudantes.
Com informações do G1