A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou, na última quarta-feira (15), um curso capacitador sobre o novo coronavírus para profissionais de saúde. Online e gratuito, a formação objetiva apresentar as medidas e usos de equipamento de proteção individual e coletiva e o manejo clínico de pacientes com patologias infectocontagiosas.

O curso tem a coordenação acadêmica de Marília Santini, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), e de André Reynaldo Santos Perissé, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz).
“O novo curso é uma das muitas contribuições da Fiocruz/Ministério da Saúde para responder a essa emergência sanitária. Atuamos sempre com o compromisso de salvar vidas e fortalecer o Sistema Único de Saúde em sua capacidade de enfrentar esse e outros desafios relacionados à saúde da população brasileira”, afirma a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado.
A formação ‘Covid-19: manejo da infecção causada pelo novo coronavírus’ é aberto, gratuito e oferecido à distância (EAD). Apesar do público-alvo ser trabalhadores de Unidades Básicas de Saúde (UBS), redes hospitalares e clínicas e consultórios, qualquer pessoa interessada pode se inscrever.
Formação
A qualificação está dividida em três módulos independentes, permitindo que cada aluno escolha em que ordem deseja fazer o curso. No fim de cada módulo, os conhecimentos são avaliados. Quem obtiver nota maior ou igual a 70, recebe um micro certificado com a carga-horária correspondente. Com isso, o aluno que acessar todos os módulos e concluir todas as avaliações com sucesso receberá um certificado com o total de carga horária do curso (30h).