por Renato de Castro 18/02/2019
No vídeo em 360º de hoje vamos juntos até Fortaleza para entender como a prefeitura da cidade está investindo na Economia Criativa como forma de reduzir as diferenças sociais e promover o desenvolvimento econômico de uma das mais importantes cidades do Nordeste.

Foto: Prefeitura Municipal de Fortaleza
O Projeto:
A Casa da Cultura Digital de Fortaleza é um ambiente dinâmico e interativo voltado para a difusão, a formação e a criação ligados ao universo de mídias digitais e para abrigar oficinas, cursos, encontros, mostras, maratonas, Olimpíadas, palestras e estimular a criatividade, além de experiências com elementos como jogos e outras atividades da mesma natureza. Tudo oferecido sem custos para os jovens da periferia da cidade.
De fato, a Prefeitura de Fortaleza vem investindo muito na chamada Economia Criativa. Por isso, visitei a cidade a fim de conhecer esse projeto superinteressante e te convido a visitá-lo comigo, assistindo ao vídeo em 360 o que gravei com Cláudio Ricardo Gomes de Lima, presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (CITINOVA), no CUCA – Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte.
A ideia é proporcionar a todos uma experiência imersiva completa, por isso, o vídeo foi gravado no formato 360 graus, com tecnologia 3D e áudio espacial, o que significa dizer que você terá a impressão de estar caminhando comigo. O vídeo pode ser assistido diretamente na tela de seu computador ou no seu smartphone.
A princípio, você não precisa ter óculos de realidade virtual (RV) para assisti-lo, basta dar play e girar seu celular durante a execução para ver todos os ângulos, como se estivesse lá comigo. Mas, para ter uma verdadeira experiência imersiva, eu aconselho usar os óculos de RV e um fone de ouvido. Atualmente, já é possível comprar versões bem econômicas desses óculos on-line, por cerca de 30 reais.