Fundado em 1992 o Instituto Pensar tem uma longa história nas áreas de realização de seminários, desenvolvimento de estudos e projetos, planos estratégicos, edição de livros e revistas, elaboração de programas de governo e formatação de projetos de turismo cultural.
Editou no Brasil a revista “Socialismo do Futuro” de origem espanhola, o livro “Chile, Um Duplo Sequestro” de Tito Drago, o livro “Revolução Democrática e Desenvolvimento Sustentável” de Domingos Leonelli e João Alberto Capiberipe, e as pesquisas para os livros “Uma Sustentável Revolução na Floresta” e “Diretas Já 15 meses que abalaram a ditadura” de Domingos Leonelli e Dante de Oliveira, realizou seminários internacionais sobre o “Futuro do Trabalho “com a participação de Domenico Di Masi e sobre filosofia com Marshal Berman.
Mais recentemente o Instituto Pensar elaborou o programa de governo Bahia Sustentável, a formatação do projeto turístico- cultural São João do Brasil, realizou seminários sobre Cidades Criativas e coordenou o Plano Estratégico de Economia Criativa de São Paulo. Este último contratado à Fundação Vanzolini pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.
Realizou também o Seminário “Feira-Criativa.com” em 2016 na cidade de Feira de Santana.
Em 2017 foi realizado o Workshop Internacional Design e Distritos Criativos – Casos e Ideias para a Bahia.
Em 2017 estudo, planejamento e execução do Site Site Socialismo Criativo.
70 Anos do PSB: 1947 2017 / Seminário: Desafios da Esquerda Democrática no Brasil e no Mundo
Em 2018 participação no XIV Congresso Nacional do PSB
Em 2018 Seminário Nacional China: Socialismo Criativo?
Em 2019 Seminário internacional Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento promovido pela Fundação João Mangabeira em Brasília.
Áreas de Atuação:
- Políticas Públicas
- Planos Estratégicos
- Projetos de Lei
- Estudos e Pesquisas
- Análises Setoriais