
A Juventude Socialista do Espírito Santo (JuventudES) realiza, nesta sexta-feira (30), o terceiro debate da série Juventude Participa. Desta vez o tema será “Juventude e educação: os desafios após um ano de pandemia”. Será a partir das 19h.
Para abordar o tema foram convidados o presidente do Conselho Nacional da Juventude Marcus Barão e o secretário de Educação de Luziânia (GO), Tiago Machado. O debate é aberto e será realizado na plataforma Google Meet. Quem quiser participar basta enviar uma mensagem para o perfil do Instagram da JSB Capixaba para receber o link.
A secretária nacional de Comunicação da Juventude Socialista Brasileira (JSB) e presidente municipal da JSB de Vila Velha, Naany Phachineth, afirma que o intuito dos debates é aproximar os jovens de pessoas que muitas vezes não seriam tão acessíveis para um bate papo.
Ela explica que a ideia é aproximar visões diferentes para contribuir para um debate mais amplo. Isso porque um convidado, Marcus Barão , representa os jovens em âmbito nacional e, o outro, Tiago Machado, é secretário municipal de Educação.
“Quando a gente coloca as duas realidades, faz as pensarem por outro ponto de vista e ir além do que vive em sua própria realidade. A ideia é agregar mais a nossa juventude e queremos ser essa ponte”
Nanny Fachineth
Educação como prioridade
Para Tiago Machado, secretário de Educação de Luziânia (GO), é necessário encarar o desafio de manter a educação como prioridade no momento de combate à pandemia.
“Foi uma necessidade que nos preocupou em todo esse difícil período. Estou ansioso para que possamos debater novos desafios relacionados ao aprendizado dessa geração que precisa se atualizar quanto às novas formas de fazer a educação pública, gratuita e de qualidade”, diz.
Retorno às aulas com segurança
Marcus Barão, presidente do Conselho Nacional de Juventude, o principal desafio atual da educação é o retorno das aulas com segurança.
“Temos que avançar na reabertura segura das escolas e garantir o direito de crianças, adolescentes e jovens à educação no país. Essa reabertura deve ocorrer com segurança, preservando a saúde de estudantes, profissionais da educação e das famílias de todos. Para isso, em primeiro lugar, é fundamental a tomada de decisão e a preparação para a reabertura”, afirma.
Por isso, ele defende uma abordagem ampla dos diversos setores: educação, saúde, proteção, nutrição e saneamento, especialmente, para quem está em situação mais vulnerável.
Leia também: Diálogo é melhor defesa contra fakes news, afirma Manuela d’Ávila
“No Conjuve também olhamos com grande preocupação para o fato de que a pandemia tem ampliado o risco da evasão escolar. 43% dos 68.114 jovens de todo o país que participaram da pesquisa Juventudes e a Pandemia disseram que já pensaram em abandonar os estudos durante a pandemia. A evasão é um problema grave, ela custa R$ 220 bilhões por ano para o Brasil, além de ter grandes impactos na redução da expectativa de vida de jovens e de perda de renda ao longo da vida”, ressalta.