
Em um vídeo comovente divulgado nessa terça-feira (05), o ator Lima Duarte, de 90 anos, fala sobre a morte do colega e amigo Flavio Migliaccio, ator importantíssimo para a história da dramaturgia brasileira.
No vídeo, de quase cinco minutos, Lima relembra de momentos difíceis enfrentados pelos atores durante a ditadura militar e faz analogia ao atual momento: “Agora, quando sentimos o hálito putrefato de 64, o bafio terrível de 68, agora, 56 anos depois, quando eles promovem a devastação dos velhos, não podemos mais. Eu não tive a coragem que você teve”, disse o ator.
Por fim, Lima Duarte afirma: “Os que lavam as mãos, o fazem numa bacia de sangue”. É uma referência a uma fala de um personagem, Pedro Jáqueras, da peça “Os Fuzis da Senhora Carrar” (1937), de Bertolt Brecht, que ele interpretou no Teatro de Arena.
Migliaccio tinha 85 anos e foi encontrado morto na manhã de segunda-feira (04) em seu sítio em Rio Bonito, no Rio de Janeiro. Em texto publicado no Facebook, o filho do ator, o jornalista Marcelo Migliaccio, escreveu: “Ele sempre me dizia que não aguentava mais viver num mundo como esse”.
Confira a declaração na íntegra do ator Lima Duarte abaixo: