
A maior feira de tecnologia da Europa, a Internationale Funkausstellung Berlim (IFA) foi cancelada em virtude da pandemia da Covid-19. A organização do evento realizado anualmente na Alemanha esperava retornar ainda este ano com uma edição presencial, mas os planos foram frustrados mais uma vez. A realização das Olimpíadas de Tóquino, no Japão, também está ameaçada.
Feira cancelada em função da pandemia
“Infelizmente, os últimos relatórios de saúde pública apresentaram muitos riscos no planejamento de todos para o evento. Existem muitas incertezas. Portanto, se tornou quase impossível para qualquer pessoa planejar com responsabilidade sua participação em qualquer evento”, disse Kai Hillebrandt, presidente do conselho de supervisão da gfu Consumer & Home Electronics GmbH, que organiza a IFA.
Kai ainda destacou que as vacinas ainda não apresentaram uma mudança significativa na quantidade de casos e óbitos causados pelo Sars-CoV-2, principalmente com o surgimento de novas variantes do vírus.
Anteriormente, os organizadores adiaram o início da IFA 2021, que tradicionalmente ocorre no mês de agosto em Berlin. O evento foi postergado em um mês, para ser realizado em setembro.
O cancelamento agora é definitivo. Mesmo que a Europa veja o número de casos e mortes cair nos próximos meses, nem todos os convidados podem estar aptos a serem vacinados a tempo. A pandemia ainda segue descontrolada na grande maioria dos países, e a vacinação em si não é uma garantia de passaporte de imunidade.
Olimpíada de Tóquio também está em risco
O Sindicato Nacional dos Médicos do Japão pediu ao governo japonês o cancelamento das Olimpíadas de Tóquio, programadas para acontecer entre julho e agosto deste ano.
Segundo os profissionais, os jogos representam um grande risco ao país por conta de uma possível chegada e disseminação de novas variantes do vírus da Covid-19.
O documento foi enviado ao Ministério da Saúde do Japão e nele os médicos defendem que, mesmo sem público, a chegada de atletas e profissionais de imprensa do mundo inteiro aumenta muito o risco de propagação de novas cepas.
Além dos médicos, a população do Japão também está com o pé atrás em relação à realização das Olimpíadas no país. Na última semana, uma petição online ganhou força por lá. Denominada como “Impeçam a Olimpíada de Tóquio no Japão”, a petição já ultrapassou 200 mil assinaturas.
Com informações do Olhar Digital