
O deputado federal Marcelo Freixo (PSB) lidera numericamente a disputa para o governo do Rio de Janeiro. Pesquisa Real Time encomendada pela TV Record divulgada nesta terça-feira (15) mostra Freixo com 24% das intenções de votos no primeiro turno contra 23% do atual governador, Cláudo Castro (PL).
A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o que deixa a disputa em um empate técnico entre os dois candidatos.
Em terceiro está Rodrigo Neves (PDT) com 11%, seguido de Felipe Santa Cruz (PSD) e André Ceciliano (PT), que somam 2% cada um – o petista, no entanto, já abriu mão da candidatura. Paulo Gamine (Novo) tem 1%. Brancos e nulos somam 30%.
Leia mais: Contra o bolsonarismo: Lula confirma Alckmin como vice
Na pesquisa espontânea — ou seja, de forma livre, sem opções citadas aos entrevistados — 58% disseram que não sabem em quem votaria para governador ou não responderam. Outros 23% votariam nulo, enquanto 5% disseram Marcelo Freixo e 4% Cláudio Castro.
Segundo turno
Em um eventual segundo turno, no entanto, a situação se inverte com Castro vencendo a eleição por uma diferença de dois pontos percentuais: 32% a 30%. Outros 29% dizem que votariam em branco ou anulariam seu voto neste cenário. Não sabem, não responderam são 9%.
O levantamento da Real Time Big Data foi realizado com 1.500 eleitores do estado do Rio de Janeiro entre 12 e 15 de março. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Alkcmin
Nessa terça-feira (15) o ex-presidente Lula (PT) confirmou o nome de Geraldo Alckmin para ser seu candidato a vice na disputa pela presidência da República. O petista confirmou o convite ao ex-tucano para compor a chapa para enfrentar o bolsonarismo nas eleições de outubro.
Alckmin deve se filiar ao PSB no final de março para fechar a composição. O presidente do partido, Carlos Siqueira, afirmou que a data será definida pelo ex-governador de São Paulo.
Por Plinio Teodoro na Revista Fórum