
O novo presidente da Fundação João Mangabeira (FJM), Márcio França, foi empossado em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (31). O evento foi conduzido presencialmente pelo presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Carlos Siqueira, e contou com a participação remota de várias lideranças socialistas.
Leia também: Márcio França é eleito presidente da Fundação João Mangabeira
Siqueira fez a leitura de nota dos partidos de oposição sobre o Golpe de 1964, que completa 57 anos nesta quarta. Em fala emocionada, o dirigente socialista prestou homenagem a Miguel Arraes e a Eduardo Campos.
“Quero fazer uma homenagem ao companheiro resistente de 1964, Miguel Arraes, que seguramente, onde estiver, junto com Eduardo Campos, estará como todos nós, alegres com a posse de Márcio na Fundação [João Mangabeira].”
Carlos Siqueira
Márcio França destacou simbologia da data de posse
França agradeceu pela cerimônia de posse prestigiada por várias lideranças do PSB e pela confiança depositada pelo partido. Ele destacou que o evento foi uma exceção aberta por Siqueira, exigente com a aplicação das medidas de distanciamento social para conter Covid-19 que foram todas cumpridas nesta manhã.
O novo presidente da FJM ressaltou a simbologia do dia 31 de março, data de fazer a resistência das pessoas que acreditam que teremos dias melhores.
“Uma das tarefas principais na política é conseguir devolver para as pessoas a esperança. As pessoas precisam disso. As pessoas esperam que seus líderes, além de constatar os erros, os equívocos, fiscalizar, que a gente possa mostrar para as pessoas que vai haver dias melhores.”
Márcio França
O ex-governador de São Paulo comentou que foi revigorado pela perspectiva de ter a oportunidade de trazer a juventude brasileira para o debate político no ambiente partidário. Ele também destacou a importância de estimular a pesquisa e a ciência para consolidar dados que possam orientar uma atuação política mais assertiva.
“Nós precisamos preparar os jovens para que eles possam exercer funções públicas e isso pode, deve e será feito pela Fundação [João Mangabeira].”
Márcio França
Além de Márcio França, nova diretoria foi empossada
Alexandre Navarro foi empossado como diretor vice-presidente, e o ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha, assumiu a diretoria de Organização. A porta-voz do PSB Palmas, advogada Amanda Sobreira é a nova diretora de Estudos e Pesquisas e o professor e coordenador da FJM em São Paulo Mário Luiz Guide assumiu a diretoria Financeira.
Novo Conselho Fiscal foi empossado
O novo Conselho Fiscal empossado é formado por Jônia Maria de Lima Pompeu, Alessandro Antônio Stefanutto e Thyago Henriques de Oliveira Madruga Freire (titulares) e Orlando José Felippe Castells e Luciana de Oliveira (suplentes).
Novo Conselho Curador tomou posse
Também assumiram os caros os novos membros do Conselho Curador para o triênio (2021-2032), sob a presidência de Carlos Siqueira e formado por Álvaro Cabral, Adilson Gomes da Silva, Dalvino Troccoli Franca, Francisco Cortez, Gabriel Maia Gelpke, James Lewis Gorman Junior, Joilson Cardoso do Nascimento, Manoel A. Vieira Alexandre, Maria Cristina do R. Almeida, Serafim Fernandes Corrêa, Silvânio Medeiros dos Santos, Vera Regina Muller, João Vicente, Silvio Humberto e Yara Gouvêa. São suplentes: Felipe Rocha Martins, a secretária nacional do LGBT Socialista, Tathiane Aquino de Araújo, o presidente do PSB-DF, Rodrigo Dias, a jornalista Margareth Maria Vitória Santos, e Jairon Nascimento.
Presença virtual de lideranças socialistas
Participaram, de forma remota, lideranças socialistas, como os governadores do Espírito Santo, Renato Casagrande, de Pernambuco, Paulo Câmara, o ex-governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg, o prefeito de Recife, João Campos, e o ex-prefeito da capital pernambucana Geraldo Júlio. Além do líder da Oposição na Câmara dos Deputados, Alessandro Molon (PSB-RJ), e da deputada federal Rosana Valle (PSB-SP), entre outros.