
O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, afirmou que comparecerá à posse do presidente eleito Joe Biden. A informação foi repassada à CNN por um funcionário do alto clero do governo neste sábado (9).
Quebrando uma tradição de 150 anos, na sexta-feira (8), o presidente Donald Trump disse que não compareceria ao ato que marcará a sucessão de seu governo, em 20 de janeiro. No mesmo dia, o presidente-eleito Joe Biden informou que Pence seria “bem-vindo” à cerimônia de posse.
“Acho importante que, por mais que possamos nos ater aos precedentes históricos de como as mudanças de uma administração devem ser feitas. E assim, Mike, o vice-presidente, é bem-vindo. Ficaríamos honrados em tê-lo lá e avançar na transição”, disse Joe Biden.
Devido à pandemia, a posse de Biden está prevista em formato reduzido.
Invasão ao Capitólio
Após a violência de 6 de janeiro, quando incitou apoiadores a marcharam até o Capitólio, Trump se tornou alvo de um segundo pedido de impeachment, que promete ser apresentado já nesta segunda-feira (11) pelos democratas.
A invasão à sede do Legislativo deixou na memória do povo americano uma cena caótica, na qual multidões quebraram a segurança e invadiram o prédio, forçando a retirada de pessoas de ambas as Câmaras e deixando cinco mortos, incluindo um policial.
Leia também: Casa Branca tem onda de demissões em reação à invasão do Capitólio
No poder desde 2017, o republicano já foi objeto de um processo de impeachment no Congresso, iniciado pela presidente da Câmara de Representantes, a democrata Nancy Pelosi, no final de 2019.
Ele foi acusado de pressionar a Ucrânia a iniciar uma investigação de corrupção contra o rival Biden. Foi absolvido pelo Senado de maioria republicana no início de 2020.
Com informações da CNN e Istoé