O curso EaD “Internacionalização no setor de games” tem como objetivo capacitar os desenvolvedores de games para a internacionalização. Dessa forma, são abordados, primeiramente, os aspectos mais gerais da internacionalização. Logo, apresentam-se as oportunidades e desafios para internacionalização através da Apex-Brasil e do Projeto BGD. Também se aborda a questão das legendas nos games. Em seguida, são apresentados aprendizados e oportunidades a partir da China, da Suíça e dos programas de aceleração internacionais. Por fim, mostra-se o cenário latino-americano, ao apresentar o mercado e os casos bem-sucedidos.
Com foco em apresentar os desafios do mercado externo, está disponível online de forma gratuita. Esse é o terceiro de uma série de três cursos, concebida a partir de debates da edição de 2017 do BIG Festival, maior festival de jogos independentes da América Latina. O primeiro aconteceu em janeiro, enquanto o segundo foi inaugurado também em abril.
As aulas são gratuitas, em formato de educação a distância (vídeos e textos), e dão direito a certificado de conclusão. Entre os temas abordados, estão oportunidades e entraves do mercado externo, experiências na China e na América Latina e aspectos envolvidos na tradução e na colocação de legendas.
Este é o terceiro de uma série de três cursos, concebida a partir de debates da edição de 2017 do Brazil’s Independent Game Festival (BIG Festival), maior festival de jogos independentes da América Latina. A duração total de cada curso é de 30 horas.
A iniciativa é resultado de parceria do Ministério da Cultura (MinC) com a Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames) e o Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NECCULT-UFRGS). A duração total de cada curso é de 30 horas.
As inscrições podem ser feitas a qualquer momento, na plataforma de cursos online Lúmina. As aulas são gratuitas, em formato de educação a distância (vídeos e textos) e dão direito a certificado de conclusão. Entre os temas abordados, estão oportunidades e desafios do mercado externo, experiências na China e na América Latina e aspectos envolvidos na tradução e na colocação de legendas.
Sobre o Curso
O primeiro − “Setor de games: panoramas, carreiras e oportunidades” − foi concebido tanto para iniciantes quanto para quem já dispõe de informações sobre o mercado de jogos. Com cinco aulas, oferece uma análise inicial do setor, sua importância na economia criativa, nas estruturas das desenvolvedoras independentes e na articulação de comunidades para permitir um crescimento conjunto do setor. Mostra ainda quais são as possíveis áreas de atuação dentro do mercado de games: roteirista, programador e designer, entre outras.
