
Uma das pioneiras dos direitos trans, a norte-americana Monica Roberts, de 58 anos de idade, morreu no dia 5 de outubro, mas a notícia só veio a público na última quinta-feira (8). De acordo com informações da polícia, a causa teria sido uma “emergência médica” não especificada.
“É com imensa tristeza que a família BTAC recebeu a notícia da morte de Monica Roberts, nossa irmã, tia e amiga”, dizia post da Black Trans Advocacy Coalition, no Facebook, na quinta (8).
Monica ainda era editora e fundadora do blog TransGriot, iniciado em 2006 com foco em questões relativas às mulheres trans, especialmente as de cor, atitude revolucionária para a época. “Uma mulher trans negra orgulhosa desafiando aqueles no poder com a verdade e discutindo o mundo ao seu redor”, é como a ativista descrevia o seu blog.
A atriz hollywoodiana Laverne Cox, da série Orange Is The New Black e da versão mais recente do musical Rocky Horror Picture Show, lamentou a morte de Monica no Instagram.
“Conheci Monica Roberts há 8 anos. Monica estava em um painel do NBJC que eu moderava, mas eu já a conhecia por causa de seu blog icônico, Transgriot. O jornalismo, o ativismo de Monica e sua descoberta da história negra trans têm sido recursos essenciais em nossa comunidade e para mim pessoalmente. Foi por meio de seu blog que aprendi os nomes Tracey ‘Africa’ Norman e Anita Wilson pela primeira vez. Aprender esses nomes icônicos no panteão da história trans negra mudou para mim o que eu pensava ser possível”, afirmou Laverne.
Com informações do New York Times