
Por Julinho Bittencourt
Parlamentares trans, lésbicas, bissexuais e gays de 13 estados e sete partidos políticos encaminharam representação ao Ministério Público de Minas Gerais contra o jogador de vôlei Maurício Souza, por publicação de mensagens homofóbicas em seus perfis nas redes sociais.
Leia também: Bolsonaristas Renato Gaúcho e Maurício do Vôlei sofrem derrotas históricas
“A discriminação é nítida e direta, porque decorrente da intenção explícita de humilhar e constranger toda a população LGBTQIA+, causando prejuízo no exercício adequado do direito fundamental à cidadania e risco aumentado de violência por discursos como este”, afirmam os parlamentares sobre as postagens.
“O senhor Maurício Souza tem usado suas redes sociais há muito tempo para disseminar comentários ofensivos à comunidade LGBTQIA+, direta ou indiretamente”, seguem.
Além da representação, os parlamentares também solicitaram ao Facebook uma reunião para falar sobre o assunto e discutir as políticas da plataforma de combate à violência LGBTfóbica e ao discurso de ódio.
Assinam as representações o do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), os deputados Leci Brandão (PC do B-SP), David Miranda (PSOL-RJ), Vivi Reis (PSOL-PA), Fábio Félix (PSOL-DF), Robeyonce Lima (PSOL-PE) e as vereadoras Erika Hilton (PSOL-SP), Monica Benício (PSOL-RJ), Linda Brasil (PSOL-SE), Duda Salabert (PDT-MG), Bella Gonçalves (PSOL-MG), Thabatta Pimenta (Pros-RN) e Benny Briolly (PSOL-RJ).
Os parlamentares pedem que seja aberta uma ação penal pública contra o jogador de vôlei por incitação do preconceito e discriminação homotransfóbica, além de uma indenização por dano moral coletivo a partir de R$ 50 mil.
Solicitam, ainda, que seja determinado a Souza a retirada de postagens homofóbicas por ferir os limites da liberdade de expressão e propagar discurso de ódio incitador do preconceito contra a população LGBTQIA+.
Com informações da coluna de Mônica Bergamo