
Pesquisa do Instituto FSB, encomendada pelo banco BTG – que foi fundado por Paulo Guedes, ministro da Economia de Jair Bolsonaro (PL) – divulgada nesta segunda-feira (25) revela que Lula (PT) cresceu três pontos percentuais desde o último levantamento, realizado há 15 dias, e lidera a disputa presidencial com 44% das intenções de votos no principal cenário. Nos votos válidos, o petista chegou a 49,4%.
Lula abriu uma vantagem de 13 pontos sobre Bolsonaro, que marca 31% – 34,8% dos válidos -, um ponto percentual a menos que na pesquisa anterior.
Ciro Gomes (PDT) manteve 9% e Simone Tebet (MDB) oscilou de 4% para 2%. André Janones (Avante) tem 2% e Pablo Marçal (Pros), 1%. Os demais candidatos não atingiram 1%. Brancos e nulos são 2% e os que dizem que não votaram em ninguém são 5%. Indecisos são 3%.
Na simulação de segundo turno, Lula vence por 54% a 36%. A pesquisa anterior mostrava vitória do petista por 53% a 37%.
A pesquisa ouviu dois mil eleitores por telefone entre os dias 22 e 24 de julho e foi registrada no TSE sob o número BR-05938/2022. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos e o intervalo de confiança do levantamento é de 95%.
Pesquisa Exame/Ideia também mostra Lula na frente
Já na pesquisa Exame/Ideia, feita por telefone, divulgada no dia 21 de julho, mostra que Lula (PT) oscilou um ponto para menos em relação ao estudo divulgado em junho e lidera a disputa presidencial com 44% das intenções de votos. Jair Bolsonaro (PL) caiu de 36% para 33% no mesmo período.
As oscilações estão dentro da margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos.
Ciro Gomes (PDT) oscilou de 7% para 8% e Simone Tebet (MDB) de 2% para 4%. André Janones (Avante) tem 2%, Felipe D’Ávila (Novo) e Pablo Marçal (PROS) têm 1% cada. Vera Lúcia (PSTU) marcou 0,5%, Luciano Bivar (União) 0,2%, Sofia Manzano (PCB) e José Maria Eymael (DC) têm 0,1 cada. Brancos, nulos e indecisos são 7%.
“Percebemos um número estável das intenções de voto. Ainda não há nenhum reflexo de impacto resultante das medidas do governo de pagamento de auxílio ou de redução de preço dos combustíveis”, diz Maurício Moura, fundador do Ideia.
Leia também: Pesquisa Quaest: Lula tem 51,7% dos votos válidos
Na pesquisa espontânea, quando não são mostrados os nomes dos pré-candidatos, Lula é citado por 36% e Bolsonaro por 30%. Ciro Gomes é lembrado por 3%. Tebet e Janones por 1%. Os demais têm 0,1% cada.
Entre eleitores com idade entre 16 e 24 anos, Lula tem 52% das intenções de voto, e Bolsonaro aparece com 21%. Ciro tem 10% nesta parcela, e Tebet, 6%.
Já entre os mais velhos, com 60 anos ou mais, há um empate entre Lula e Bolsonaro, ambos com 39% das intenções de voto. Neste grupo de eleitores, o ex-governador do Ceará tem 6%, e Tebet tem 5%.