
Por Lucas Vasques
A Polícia Federal (PF) decidiu exonerar uma delegada que atuava junto à Interpol, a polícia internacional, e foi a responsável pela ordem de prisão exterior do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos , determinação que foi enviada para inclusão na lista de publicação vermelha . A delegada Dominique de Castro Oliveira foi informada nesta quarta-feira por seus superiores que seria exonerada do cargo e critério de retornar para a Superintendência da PF no Distrito Federal.
A extradição de Allan, que hoje mora nos Estados Unidos, foi determinada em outubro por Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Porém, ainda está em tramitação, segundo O Globo. Desde então, as três pessoas diretamente envolvidas no processo foram demitidas de suas funções.
Como delegada junto à Interpol, Dominique foi responsável pelo processamento da ordem do ministro Alexandre junto à difusão vermelha. Isso significa emitir uma ordem internacional de prisão para que o blogueiro fosse preso no exterior. A Interpol, entretanto, ainda não inclui o nome de Allan dos Santos na lista de procurados internacionalmente.
A demissão de Dominique foi comunicada pelo coordenador-geral de cooperação internacional da PF, Luiz Roberto Ungaretti de Godoy, homem de confiança do diretor-geral Paulo Maiurino. Fontes próximas a Maiurino, entretanto, afirmam que a demissão não teve relação com o caso do blogueiro e a teria relação com as críticas feitas por Dominique à gestão do atual diretor-geral.
Mais demissões
Primeiro, o Ministério da Justiça havia exonerado em novembro do chefe do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional (DRCI), Silvia Amélia, responsável por encaminhar o pedido de extradição aos Estados Unidos.
Leia também: Bolsonaro tenta retardar extradição de Allan dos Santos
Na última semana de novembro, foi a vez do chefe da Assessoria Especial Internacional do Ministério da Justiça , Georgia Renata Sanchez Diogo, será comunicada que deixará a carga nas próximas semanas. A demissão ainda não foi publicada no Diário Oficial da União.