
O Plano Safra foi o tema da entrevista exclusiva ao Socialismo Criativo concedida pelo deputado federal Heitor Schuch (PSB-RS). o parlamentar socialista analisou o impacto do anúncio das ações do governo federal para os agricultores e destacou que a vertente “verde” não oferece maior segurança a quem planta. “Mera perfumaria”, diz.
Confira a entrevista
Plano Safra serve para estimular agricultura
Lançado na última terça-feira (22), em Brasília, o Plano Safra é uma das principais ações do governo federal para estimular a agricultura no Brasil, com projetos voltados aos diversos segmentos da produção de alimentos no país. Também é considerado o propulsor das políticas de agricultura familiar, que garante a produção de alimentos para larga escala da população.
Leia mais: Plano Safra terá mais investimentos para projetos sustentáveis
O Plano Safra 2021/2022 terá recursos na ordem de R$ 251,2 bilhões para “custear e incentivar a agropecuária brasileira”. O valor representa um aumento de 6,3% em relação aos R$ 236,3 bilhões do plano anterior, mas com juros maiores.
Uma das novidades foi o fortalecimento do Programa para Redução de Emissão de Gases de Efeito Estufa na Agricultura (Programa ABC), do Inovagro e do Proirriga, abrangendo o financiamento à produção de bioinsumos, de energia renovável e à adoção de práticas conservacionistas de uso, manejo e proteção dos recursos naturais e agricultura irrigada.