
Vídeo que circula nas redes sociais nesta terça-feira (30) mostra um policial militar conduzindo uma motocicleta à qual estava algemado um homem negro. O caso aconteceu na parte da tarde na avenida Professor Luís Inácio de Anhaia Melo, Zona Leste da capital paulista. A Polícia Militar (PM) apura o caso.
Nas imagens, gravadas por um motorista que passava pelo local e divulgada pelas redes sociais, é possível ver que um homem negro está algemado à motocicleta do policial e é puxado com o veículo em movimento. O homem corre para não cair no chão, desequilibrando, enquanto o policial acelera.
Leia também: Quase 3 bilhões de pessoas nunca acessaram a internet
Após tomar conhecimento das imagens, a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) informou que, “imediatamente após tomar ciência das imagens”, a PM determinou a “instauração de um inquérito policial militar para apuração da conduta do referido policial e o seu afastamento do serviço operacional”.
“A Polícia Militar repudia tal ato e reafirma o seu compromisso de proteger as pessoas, combater o crime e respeitar as leis, sendo implacável contra pontuais desvios de conduta”, acrescentou a SSP.
Redes Sociais
Em publicação no Twitter na manhã desta quarta-feira, a ex-deputada federal Manuela D’Ávila compartilhou o vídeo e escreveu que cenas como a observada nas imagens não podem ser normalizadas. Para a também ex-candidata à vice-presidência, os brasileiros não podem tolerar violência gratuita contra a população negra.
“Heranças da escravidão que persistem no Estado brasileiro”, apontou Manuela, cobrando explicações da Polícia Militar paulista.
“É uma atitude covarde e desumana que escancara o racismo presente em nosso país. É absurdo!”, escreveu a ex-prefeita de São Paulo e deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP), também pelas redes sociais, onde o tema viralizou.
Assista à cena divulgada pelos Jornalistas Livres:
Com informações do Repórter Diário
sinceramente nao me importo quando vejo esse tipo de coisa acontecendo com maconheiro. se eu sou forçado por alguma circunstancia, a viajar de onibus na epoca do carnaval eu sou forçado a aturar bullying mesmo desse tipo de gente, desses noiados maconheiros traficantes. entao fico realmente satisfeito de ver o policial usar a violencia contra esse de tipo gente. olho por olho dente por dente