
O preconceito contra pessoas idosas e a criação do Dia Nacional de Combate ao Ageísmo será tema de audiência pública na Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados na próxima segunda-feira (5). O evento será realizado a pedido do deputado federal Denis Bezerra (PSB-CE), 3º vice-presidente do colegiado.
Pessoas idosas serão maioria da população em 2050
O parlamentar socialista destacou publicação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que mostra que em 40 anos a população idosa vai triplicar no Brasil, passando de 19,6 milhões (10% do total), em 2010, para 66,5 milhões de pessoas em 2050 (29,3%).
“Tal cenário, portanto, mostra que se torna importante o debate a respeito do ageísmo, forma ainda pouco discutida de preconceito, baseado na idade, ocasionando a discriminação contra a pessoa idosa e contribuindo para a sua marginalização e eventual exclusão social.”
Denis Bezerra (PSB-CE)
Normalização do ageísmo
Bezerra também argumenta que , de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ageísmo é o preconceito mais “normalizado” no mundo. Nesse cenário o socialista defende que é essencial instituir uma data que fomente o debate sobre o tema que é pouco discutido, mas que merece atenção em virtude do envelhecimento populacional ser um fenômeno global.
A audiência está marcada para as 9 horas da próxima segunda, no plenário 12. O público poderá acompanhar a discussão por meio do portal e-Democracia.
Com informações da Agência Câmara