
Com Ivan Longo
O prefeito de Nova York (EUA), Bill De Blasio, enquadrou o presidente Jair Bolsonaro, nesta segunda-feira (20), ao cobrar vacinação contra a Covid-19 para participar da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece esta semana na cidade.
Leia também: Diplomata que preparou viagem de Bolsonaro à NY testa positivo para covid
“Precisamos mandar uma mensagem a todos os líderes mundiais, especialmente Bolsonaro, do Brasil, de que se você pretende vir aqui, você precisa ser vacinado. E se você não quer se vacinado, nem venha, porque todos devem estar seguros juntos. Isso significa que todo mundo deve estar vacinado”, declarou o democrata.
Socialistas comentam vexame do Brasil de Bolsonaro
O líder da Oposição na Câmara, Alessandro Molon (PSB-RJ), ressaltou que o Bolsonaro é o único dos presidentes do G20 sem vacina na Assembleia Geral da ONU.
O líder da Minoria na Câmara, Marcelo Freixo (PSB-RJ), comentou que Bolsonaro está destruindo a imagem do país. “O Brasil não merece passar o vexame global de ter um presidente antivacina e negacionista abrindo a Assembleia Geral da ONU em plena pandemia”, escreveu.
O deputado federal Aliel Machado (PSB-SC) também comentou a postura do presidente brasileiro. “Bolsonaro faz parte daquelas pessoas que acham que é ‘bonito ser feio’. Vergonha mundial”, postou.
Nova York exige comprovante de vacinação para frequentar lugares fechados
A cidade de Nova York tem regras que exigem comprovante de vacinação contra a covid para acessar locais fechados, como restaurantes, cinemas, museus e como a própria sede da ONU.
A organização da Assembleia Geral, diferentemente do prefeito Bill De Blasio, no entanto, informou que não cobrará vacinação dos chefes de Estado.
No domingo (19) Bolsonaro chegou a Nova York e, pós entrar pelos fundos do hotel Intercontinental para evitar se deparar com protestos, o presidente foi fotografado comendo pizza na rua, já que, como uma pessoa que não se imunizou, não pode entrar em restaurantes.
O presidente brasileiro é o único entre os chefes de Estado do G-20 que não tomaram vacina contra a Covid.
Assista, abaixo, o pronunciamento do prefeito de Nova York sobre o assunto, com legendas em inglês.