
O Prêmio Catarinense de Cinema 2020 lançou edital para distribuir R$ 5 milhões a projetos de 13 categorias, entre as quais estão obras seriada, curtas e longa-metragens, divididos em quatro modalidades. Os recursos do prêmio são do Governo do Estado de Santa Catarina, promotor da premiação via Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
As inscrições vão até o dia 19 de agosto e devem ser enviadas no formato virtual, por meio da plataforma especialmente desenvolvida para este fim.
O certame é aberto a pessoas físicas ou jurídicas com registro em Santa Catarina e domicílio há, no mínimo, dois anos no estado. De acordo com edital, cópias dos documentos e do projeto que concorrerá à premiação devem estar em formato digital, no formato PDF que seja compatível com o sistema operacional Windows, sob pena de desclassificação.
Os organizadores orientam que todas as dúvidas relacionadas ao prêmio sejam enviadas exclusivamente ao Portal de Compras do Governo do Estado, onde serão respondidas pelas comissões de Licitação e de Organização e Acompanhamento do edital.
O prêmio
Promovido pela FCC desde 2001, o Prêmio Catarinense de Cinema tem tem papel de fomentar o setor audiovisual de Santa Catarina. Desde a edição de 2019, as inscrições são feitas inteiramente de forma digital, para garantir maior abrangência e participação.
A edição 2020 está dividida nas seguintes modalidades: Produção (subdividido nas categorias Longa-metragem Baixo Orçamento; Obra Seriada; Telefilme; Curta-metragem A; Curta-metragem B; e Videoclipe), Desenvolvimento (com as categorias de Projeto de Longa-metragem e Projeto de Obra Seriada), Capacitação (com a categoria Laboratório de Formatação de Projetos Audiovisuais) e Difusão (subdividido nas categorias Festival de Cinema A; Festival de Cinema B; Festival de Cinema C; e Cineclube).
Leia aqui a íntegra do edital.