
Zilda Arns de 2021
A Segunda-Secretaria da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados entrega nesta quarta-feira (29) o prêmio Zilda Arns pela Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa edição 2021. Os cinco agraciados são:
- Padre Júlio Lancellotti (SP): vigário da Paróquia São Miguel Arcanjo, na capital paulista, conhecido pelo seu trabalho em benefício da população em situação de rua e ativista de direitos humanos.
- Obras Sociais Irmã Dulce (BA): entidade filantrópica de atendimento gratuito na saúde, educação e assistência social, que oferece atenção integral, multidisciplinar e humanizada ao idoso em Salvador.
- Sociedade Cultural e Beneficente Monsenhor Alonso (ES): Instituto de Longa Permanência de Idosos (ILPI) que exerce ação de proteção e abrigo a moradores de rua na cidade de Vitória.
- Karla Giacomin (MG): médica geriatra, lidera a Frente Nacional de Reforço às Instituições de Longa Permanência para os Idosos (ILPI’s), é coordenadora política de saúde de Belo Horizonte, consultora da Organização Mundial da Saúde e vice-presidente do Centro Internacional de Longevidade.
- Lidiane Charbel Souza Peres (MG): assistente social e gerontologista em Juiz de Fora, coordenadora-adjunta da Associação/Fórum de Instituições de Longa Permanência para Idosos.
A solenidade de premiação será realizada a partir das 10 horas e poderá ser acompanhada pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube. Criado em setembro de 2017, o Prêmio Zilda Arns homenageia a médica que atuou em causas humanitárias e sanitaristas. Conselheira no Conselho Nacional de Saúde, Zilda Arns trabalhou também no Ministério da Saúde.
Turismo em debate
A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados promove, nesta quarta e quinta-feira (29 e 30), o seminário “Turismo na Ordem do Dia – Perspectivas e Tendências para o Turismo no Brasil”. O evento faz parte da comemoração do Dia Mundial do Turismo (27 de setembro) e tem o objetivo de discutir os desafios enfrentados pelo setor durante a pandemia da Covid-19 e as perspectivas para promoção e fortalecimento dos destinos brasileiros.
Serão realizadas palestras, mesas-redondas e debates, com a intenção de identificar mudanças na legislação que possam estimular a retomada e a consolidação do setor.
O evento será realizado de forma híbrida, ou seja, presencial e on-line. Para participar, basta entrar na página do seminário e fazer a inscrição. O seminário será no plenário 9, a partir das 14 horas.
Braga Netto
O deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE) cobrou a realização de audiência com o o ministro da Defesa, Braga Netto, para explicar a suspensão do abastecimento de água potável em estados do Nordeste e do Sudeste do Brasil.
No ano em que pode ser registrada a seca mais severa do século no Brasil, esses estados registram a suspensão da Operação Carro-Pipa, mantida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) em parceria com o Exército Brasileiro, que leva água para municípios sem rede de abastecimento e que estejam totalmente sem água nas cisternas.
A situação pode agravar a seca enfrentada em áreas rurais do semiárido brasileiro onde mananciais e cisternas já não têm água em agosto, antes mesmo do pior período de estiagem. Nesses locais, se o carro-pipa não chega, não há água para situações básicas para a sobrevivência humana, como consumo.
CPI da Covid
Bira do Pindaré (PSB-MA) está indignado com as recentes revelações feitas por depoente na CPI da Covid-19 no Senado. As denúncias sobre a rede Prevent Senior deram à CPI da Covid mais fôlego e um novo foco de desgaste para o governo Bolsonaro. Comentaristas políticos classificaram os relatos como estarrecedores e acusam a empresa de saúde de utilizar idosos como cobaias de medicamentos sem comprovação científica.
Leia também: Ex-gestora de Paulo Guedes investiu no maior grupo de funerárias do Brasil na pandemia
O comando da CPI, que já dava sinais de prorrogação dos trabalhos, tem fortes argumentos para seguir até o dia 5 de novembro, último dia do prazo regimental.
Preço dos combustíveis
Bira do Pindaré também comentou o avanço da inflação do governo Bolsonaro, tendo os preços dos combustíveis como força motora. Enquanto isso, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou em Alagoas que pretende colocar em discussão e votação a proposta que unifica em todo o País as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidentes sobre combustíveis (PLP 16/21). A lista inclui gasolina, diesel, biodiesel, etanol e gás natural e de cozinha, além de vários outros derivados de petróleo.
Novo registro geral
O Senado aprovou, nesta terça-feira (28), o projeto de lei que estabelece o número do CPF como único número de registro geral em todo o país. O CPF deverá constar nos cadastros e documentos de órgãos públicos, do registro civil de pessoas naturais ou em documentos de identificação emitidos pelos conselhos profissionais. O CPF será usado como número em certidões de nascimento, casamento e óbito, como identificação no INSS, na carteira de trabalho, na carteira de motorista e outros.
Com informações das agências Câmara de Notícias e Senado