
Nesta quarta (25), o presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Carlos Siqueira, emitiu uma nota de repúdio ao discurso, transmitido em rede nacional, do presidente Jair Bolsonaro na noite de terça-feira. Siqueira afirma que o presidente está “liderando um governo confuso e incapaz de compreender o quadro que a humanidade enfrenta”.
Durante a transmissão, Bolsonaro pediu a reabertura dos comércios e escolas, o fim das quarentenas e disse que os meios de comunicação espalharam “pavor”. A fala contraria medidas implementadas pelo Ministério da Saúde e indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em nota para o site partidário, Carlos Siqueira declara que o discurso de Bolsonaro evidência a “a mais brutal indiferença pelos brasileiros mais vulneráveis” diante da pandemia provocada pelo coronavírus ‘Sars-CoV-2’.
“Sobressai de forma inequívoca, no discurso presidencial, a mais brutal indiferença pelos brasileiros mais vulneráveis à infecção, entre os quais se incluem idosos, acometidos por doenças crônicas cardíacas e pulmonares e diabéticas”, registra.
Além disso, o presidente do PSB alega que o pronunciamento de Bolsonaro mitiga a crise sanitária instalada no País e reduz as pessoas à “meras peças do processo produtivo”.
“Há no discurso presidencial, somadas a indiferença pelos mais frágeis e a redução do sujeito humano a mera peça do processo produtivo, uma flagrante vertente eugenista (*), que de resto marca historicamente os posicionamentos da extrema direita, que não raro conduzem ao extermínio”.
Cenário
Atualmente, há 2.292 casos confirmados de contaminação e 48 mortes no Brasil, segundo o último balanço realizado pelas secretarias estaduais de Saúde. Confira a nota de repúdio na íntegra.