
O Edital Natura Musical vai abrir seleção regional para escolher artistas, bandas e projetos que atuam profissionalmente no mercado da música. Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia vão receber a seleção do projeto, que comemora 15 anos em 2020. Os interessados na chamada devem ficar atentos ao período de inscrições, que deve iniciar entre os meses de julho e agosto.
Desde que foi criado, o projeto investiu R$ 159 milhões no patrocínio de 467 projetos, com impacto em 1,8 milhão de pessoas e na cena cultural brasileira.
Atualmente, a iniciativa tem 75 projetos ativos de artistas e bandas, além da parceria com festivais e da manutenção da Casa Natura Musical, em São Paulo.
Fernanda Paiva, representante do projeto, conta à Veja que as inscrições serão abertas em breve, mas neste momento há dezenas de profissionais co-criando para o edital, que passa por uma revisão de escopos, formatos e processos de seleção.
“São curadores, produtores musicais e gestores com bastante vivência no mercado. “Queremos ter a garantia que o processo deste ano vai ressoar uma série de demandas específicas do contexto atual”, disse.
“A cultura é um vetor de transformação e, com a crise gerada pela pandemia causada pelo novo coronavírus, se tornou um grande desafio para todos nós. Por isso, ao olhar o edital deste ano, o contexto de Brasil, o contexto das demandas que estão surgindo neste momento para a indústria cultural e para a economia criativa da música, foi preciso nos provocar e repensar alguns pontos para mantermos a relevância do nosso edital”, analisa Paiva.