
O PSB e o PT confirmaram, nesta terça-feira (29), que apoiarão a reeleição de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara dos Deputados para os próximos dois anos. O anúncio foi feito em entrevista coletiva nesta terça, após reunião da federação da qual o PT faz parte, junto com o PV e o PCdoB, que também apoiarão a reeleição de Lira.
Com isso, o atual presidente da Câmara já tem o apoio de algumas das maiores bancadas da Casa. Além do PSB, PV, PCdoB e PT, também já formalizaram o apoio a Lira o Republicanos e o União Brasil. PDT e Podemos também já indicaram o apoio ao deputado do PP de Alagoas.
O líder do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes, afirmou que a decisão se deu por consenso na federação do partido de Lula.
“Nós decidimos pelo apoio à reeleição compreendendo que temos uma agenda de país, de reconstrução do Brasil, que o Lira foi o primeiro a reconhecer a legitimidade das urnas. Entendemos que é possível construir um bloco de governo que possa dar a Lula governabilidade e uma base sólida”, disse Lopes.
Também participaram da coletiva o líder do PV, Aliel Machado (PR), o do PCdoB, Renildo Calheiros (PE), e o futuro líder do PSB, Felipe Carreras (PE).
“Nos últimos conversamos muito com Lira. Agenda inclui retirar brasileiros do mapa da fome, compreendemos que a primeira agenda programática para retirar o Brasil do mapa da fome, combinada com outras políticas, precisamos aprovar a PEC do Bolsa Familia, a PEC 32, que começou a tramitar hoje no senado. É o primeiro passo para abrirmos espaço orçamentário para garantir o programa”, declarou o líder do PT.
Leia também: PEC que retira Bolsa Família do teto de gastos já tem votos para começar tramitação
Questionado sobre o apoio do PT a Lira mesmo sem o PP ter indicado o desejo de participar da base de apoio ao futuro governo, Lopes ressaltou que o apoio se dá ao presidente da Câmara, e não ao seu partido. “Estamos definindo apoio a Arthur Lira, e não ao PP. Apoio a uma agenda de reconstrução do Brasil”, declarou.
O líder do PT também disse ser necessário estabelecer diálogo com lideranças do Centrão. Para Lopes, “vários líderes do Centrão têm compromisso com o país também”.
Com informações da CNN Brasil