
A decisão da cúpula do PSL de apoiar Baleia Rossi (MDB-SP) vem sofrendo boicote interno por deputados bolsonaristas que declaram voto ao líder do PP, o deputado federal Arthur Lira (AL). No fim da quinta-feira (21), os desertores formaram maioria no partido.
A reviravolta foi possível graças à adesão de mais quatro parlamentares a um grupo inicial de 15 deputados dissidentes do PSL favoráveis à candidatura de Lira. Com 19 assinaturas, dos 36 parlamentares que formam a bancada atual, a campanha de Lira torce para que a debandada provoque mais defecções.
Leia também: Bolsonaro divide Direita entre democratas e negacionistas
A traição irritou dirigentes. “É uma questão intrapartidária. Foram pessoas beneficiadas pelo partido, receberam fundo, presidem diretórios estaduais”, disse o deputado Júnior Bozella (SP), vice-presidente do PSL.
“A gente tem tentado puxar o grupo do PSL para uma reflexão, porque a história vai cobrar a fatura. Eles estão fadados ao insucesso porque estão traindo a população brasileira”, afirmou.
Candidato de Bolsonaro
Lira é o candidato à presidência da Câmara apoiado por Jair Bolsonaro (sem partido). Já Baleia lidera um grupo de partidos, incluindo da oposição, que faz frente ao ocupante do Palácio do Planalto em defesa da autonomia e independência do Legislativo.
Aliados do deputado apoiado pelo governo Bolsonaro calculam traições em partidos como PSDB e DEM. As direções de ambas as legendas —que têm 33 e 29 deputados, respectivamente— anunciaram apoio a Baleia.
A expectativa é fazer movimento semelhante ao PSL, rachando os partidos ao meio para que deputados coletem mais da metade das assinaturas de cada legenda e forcem a migração para o bloco de Lira.
Nesta quinta-feira (21), a Mesa Diretora da Câmara deu aval para que o PSL ingresse no bloco de Lira. O candidato do PP conseguiu a assinatura de 36 deputados dos 53 que foram eleitos pela legenda.
A candidatura do candidato de Bolsonaro passa a contar agora com o apoio de 10 partidos, que somam atualmente 232 deputados: PSL, PL, PP, PSD, Republicanos, PTB, PROS, Podemos, PSC, Avante e Patriota.
Baleia tem o apoio declarado de outros 11 partidos: PT, MDB, PSDB, PSB, DEM, PDT, Solidariedade, Cidadania, PCdoB, PV e Rede, cujas bancadas atuais totalizam 236 parlamentares.
Com informações da Folha de S. Paulo