
A descoberta de que aquela piada fácil sobre pessoas negras serve a um dos braços da discriminação racial, o racismo de lazer, pode surpreender a quem participar do “Causando Encontros”. O tema “Combate ao racismo estrutural” foi escolhido para abrir a série de lives promovidas pelo Catraca Livre e o Festival Path, que visa conectar líderes de empresas a protagonistas de lutas por diferentes causas sociais.
Um time de potências pretas, todas mulheres, confirmou para conversar sobre racismo estrutural no evento, quarta-feira (8), a partir das 18h30. São elas: Luana Génot, CEO da ID_BR (Instituto Identidades do Brasil); Adriana Barbosa, CEO da PretaHub e fundadora da Feira Preta; Christiane Silva Pinto, Gerente de Marketing no Google Brasil e fundadora do Comitê AfroGooglers.
Garanta participação realizando sua inscrição aqui.
O que era uma tendência para algumas empresas, preocupadas em ampliar a influência de suas marcas junto a públicos identitários e de ativismo social, virou praticamente uma urgência. De acordo com o portal Mundo Negro, isso se deve à crescente demanda, intensificada na quarentena, para que empresas estejam atentas às causas sociais, utilizando o poder de realização para atuar como agentes de transformação.
“A ideia desse projeto é intensificar as ações sociais positivas das grandes marcas de acordo com que temos de mais urgente na sociedade. Ou seja, queremos dar voz às lutas de uma forma mais direta, construindo caminhos para a transformação de causas como saúde mental, combate à violência doméstica, preservação ambiental, geração de renda, entre outros”, afirma Marcos Dimenstein, Diretor Executivo da Catraca Livre.
Serão abordados todas as quartas feiras temas diversos, como o “combate à violência doméstica”, sempre com a participação de moderador, que facilitará o diálogo entre convidados, líderes de grandes marcas e agentes de transformação da causa debatida.
Próximas convidadas
A jornalista Mariana Ferrão completa a lista de convidadas, que também contará com explanações de: Estela Renner, escritora da série Aruanas da TV Globo; Nohoa Arcanjo, co-fundadora da plataforma Creators; Ana Paula Rodrigues,Diretora de Marketing do Magazine Luiza; Gabriela Manssur, promotora de justiça; Mariângela Savoia do Instituto de Psiquiatria do HC – USP.
Acompanhe por aqui a abertura de inscrições para as próximas lives.
Confira a programação completa:
08/07, às 18h30 – Combate ao racismo estrutural
15/07, às 18h30 – Preservação ambiental
22/07, às 18h30 – Geração de renda
29/07, às 18h30 – Combate à violência doméstica
05/08, às 18h30 – Saúde mental