Vamos conversar sobre?

A afirmação “Só lavo louças ouvindo podcast” é do jornalista Rodrigo Serpa, mas outros 68% de internautas brasileiros também priorizam o consumo da mídia enquanto fazem tarefas domésticas.
A pesquisa de 2018 da ABPod – Associação Brasileira de Podcasters (ABPod) e Rádio CBN, aponta que podcasts podem ser consumidos de qualquer lugar, mas a maior ocorrência de consumo dos diversos assuntos abordados na ferramenta acontece no deslocamento casa-trabalho-casa, com 79% de acessos.

Além da mobilidade, o consumo da mídia permite momentos de alívio para os olhos e um descanso merecido das telas do celular, computador e tablete.
O repórter da Rádio CBN disse acreditar no poder do áudio para disseminar conteúdo. Serpa se define como um entusiasta dessa mídia e dá dicas para a produção de conteúdos.
Para o Socialismo Criativo Rodrigo Serpa teceu algumas dicas para seu podcast impressionar.
A ascensão do podcast no Brasil segue a tendência mundial, alcançando o “boom” entre os brasileiros em 2019. No Brasil, 40% das pessoas conectadas, ou seja, 4 em cada dez internautas, já ouviram algum programa de podcast e mais da metade deles escutam a mídia mensalmente.
A mídia, de acesso cada vez mais popular, é mais escutada por homens, 52%. As mulheres são 48% do público consumidor.
O podcast cresce em importância e conquista os mais diversos nichos. No recorte etário, a idade média de quem consome esses áudios é de 34 anos. Por região, o sudeste lidera com 51% de consumidores.

A professora de jornalismo da Universidade de Brasília – UnB, Alzimar Ramalho, avalia a mídia como instrumento estratégico para democratizar não apenas o acesso à informação, mas também fomentar a produção e distribuição de conteúdo.
Alzimar Ramalho reflete que a conhecida “bolha” dos grandes foi estourada e com ela o monopólio da voz de autoridade sobre determinados assuntos.
Para ela, a produção de coxinha é assunto relevante para um público específico. Ouça!
Com audiência cativa e ouvintes engajados, o podcast permite o acesso aos mais variados temas, que vão de conteúdos sobre hobbies, experiências pessoais, passando por esportes, lazer, humor e também educação.
A pesquisa também desmistifica uma noção geral de que o Spotify é o aplicativo mais usado para ouvir podcasts. O YouTube sai na frente com acesso de 42% , contra o 32% do Spotify. Pouca gente sabe, mas existem aplicativos específicos para Podcasts ainda pouco utilizados como o Google Podcast (7%) seguido do Apple Podcast (5%).

Confira o ranking brasileiro dos podcasts mais ouvidos.
1o. Nerd Cast
2o. Pod Cast No Ovo
3o. Mamilos
3o. Anti Cast
4o. Gugacast