
Por Plinio Teodoro
Em decreto publicado nesta quinta-feira (14) no Diário Oficial da União (DOU), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) abre mão do que restava da soberania nacional e autoriza a entrada de “forças militares dos Estados Unidos da América no território nacional”.
“Ficam autorizados o ingresso e a permanência temporária de forças militares dos Estados Unidos da América no território nacional para participar do exercício de adestramento combinado CORE 21 no período de 28 de novembro a 18 de dezembro de 2021”, diz o decreto 10.834 assinado por Bolsonaro e pelo ministro da Defesa, Walter Braga Netto.
A entrada tem como pretexto a participação no CORE 21, sigla de Combined Operations and Rotation Exercises, um exercício conjunto em que as forças dos EUA fazem a doutrinação militar das tropas brasileiros.
Segundo informações do portal DefesaNet, especializado em assuntos militares, “o CORE 21 é um exercício executado por uma Força-Tarefa valor batalhão da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) (12a Bda Inf L) (Amv), comandada pelo 5º Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL), e terá participação de uma subunidade da 101ª Divisão de Assalto Aéreo (101st Airborne Division) do Exército dos Estados Unidos”.
Ao citar a CORE 21, o exército brasileiro não informa detalhes sobre o treinamento. A organização afirma que o objetivo é o adestramento das forças. Devem participar do treinamento a 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) e o 5º Batalhão de Infantaria Leve. Pelo lado dos EUA, participará a 101ª Divisão de Assalto Aéreo. …
Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/brasil/governo-autoriza-entrada-de-militares-dos-eua-para-exercicio-no-vale-do-paraiba/)
© 2021 Todos os direitos são reservados ao Poder360, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.
O decreto diz que as forças estadunidenses “compreendem o contingente de duzentos e quarenta militares norte-americanos, armamentos, acessórios, munições, optônicos, dispositivos ópticos e sensores e equipamentos de comando, controle e comunicação”.
“O exercício de adestramento combinado de que trata este Decreto ocorrerá na região do Vale do Paraíba, entre o Município de Resende, Estado do Rio de Janeiro, e o Município de Lorena, Estado de São Paulo, entre o Exército Brasileiro e o Exército dos Estados Unidos da América”, diz o texto.