
A gestão socialista do governador Renato Casagrande (PSB-ES) tem alcançado excelentes resultados de vacinação em idosos e no combate à covid-19. Um levantamento realizado pelo site Poder 360, divulgado no sábado (18), apontou uma cobertura vacinal de 66,6% na dose de reforço em idosos acima de 60 anos, no Espírito Santo, que é o estado mais adiantado do Brasil, com 2 de cada 3 idosos vacinados. Esse dados são referentes ao dia 9 de dezembro. Segundo a plataforma LocalizaSUS, do Ministério da Saúde, a unidade da federação aplicou 412 mil doses de reforço. Como há demora na atualização do sistema, é certo que o estado já está mais avançado.
No sistema próprio de atualização de doses aplicadas no território capixaba, a Plataforma Vacina e Confia, os dados são ainda mais animadores: na sexta-feira (17), o estado já havia alcançado a marca de 74,88% de cobertura na dose de reforço dos idosos, com mais de 440 mil doses aplicadas.
Casagrande promove, junto à secretaria estadual de Saúde, a campanha “Trabalha, Vacina e confia”. A campanha realizada pelo Governo do Espirito Santo conta com site para agendamento de aplicações e uma série de metas para as cidades.
As metas são as seguintes:
- 80% de adultos vacinados com duas doses ou dose única;
- 90% de adolescentes vacinados com a 1ª dose;
- 90% de idosos vacinados com a dose de reforço
A cobertura de doses de reforço em 90% nos idosos é uma das metas estabelecidas para que as microrregiões capixabas alcancem o Risco Muito Baixo, de acordo com a Matriz de Risco do Espírito Santo, que passou a incluir esse grau de risco no último mês de novembro, e segue a estratégia do fortalecimento da resposta imune desse público ao novo coronavírus.
Nove municípios capixabas já alcançaram a meta de reforço da imunização de idosos, de acordo com dados da Plataforma Vacina e Confia nesta sexta-feira (17): Venda Nova do Imigrante (94,48%); Laranja da Terra (94,26%); Santa Leopoldina (93,68%); Itaguaçu (93,06%); Governador Lindenberg (93,02%); Águia Branca (92,21%); Itarana (90,9%); Boa Esperança (90,03%); e Rio Bananal (90,01%).
As microrregiões Central Serrana, Sudoeste Serrana e Caparaó estão entre as mais próximas de alcançar a meta de vacinação na dose de reforço dos idosos e entrar no Risco Muito Baixo, uma vez que já alcançaram as demais metas, de 80% de cobertura de D2 na população acima dos 18 anos e de 90% na D1 em adolescentes.
O estado também resolveu adiantar, em 19 de novembro, a dose de reforço para a população idosa. Essa população pode receber a aplicação adicional depois de 3 meses de completar o ciclo vacinal (2ª dose ou dose única). Na maioria dos outros Estados, é preciso esperar 5 meses.
Leia também: Programa criado por Casagrande para enfrentar criminalidade completa uma década
Casagrande, lembrou da importância da estratégia de vacinação para o enfrentamento à pandemia no Espírito Santo.
“Estamos realizando importantes campanhas de vacinação entre todas as faixas etárias e criamos o risco muito baixo, em que não temos mais restrições, e para se alcançar esse nível é necessária uma ampla cobertura vacinal da população. Quero agradecer à população que entendeu a importância da imunização, principalmente dos idosos.” Renato Casagrande
“Faço um apelo a quem ainda não tomou a dose de reforço para se imunizar antes das festas de fim de ano, quando costumamos encontrar amigos e familiares. Queremos ser o primeiro estado a alcançar 100% dos idosos imunizados com a dose de reforço”, acrescentou o governador.
Com informações do Poder 360 e PSB