
O clamor da população brasileira por vacina contra a Covid-19 ganha voz na jornada nacional pela imunização para todos. O evento, que ocorre nesta quarta-feira (24), contará com a participação de diversas entidades da sociedade civil organizada, movimentos sociais e personalidades que atuam no setor.
A mobilização tem como base o documento do Fórum de Comissões de Educação das Assembleias Legislativas dos estados e na Petição Pública do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que reivindica Piso Emergencial da Saúde no valor de R$ 168,7 bilhões.
Parlamentares do PSB também prometeram lutar contra a Proposta de Emenda à Constituição 186/2019, a PEC Emergencial, que pretende desvincular os gastos do governo federal e de estados e municípios em áreas como saúde e educação para bancar o auxílio emergencial de pouco mais de R$ 200 prometido pelo governo de Jair Bolsonaro. A Jornada defende também a aprovação do Orçamento da União sem cortes nas áreas da Saúde e Educação.
Petição
O Conselho Nacional de Saúde apresentou uma petição pública pela manutenção do piso emergencial para o SUS em 2021. A petição pública “O SUS merece mais em 2021!” se aproxima da marca das 600 mil assinaturas e segue recebendo assinaturas até a data da votação pelo Congresso Nacional da Lei Orçamentária Anual (LOA). Assine-a aqui!
Confira a programação:
10h – Tuitaço – Hasthag: #VacinaParaTodosJá
11h – Live #VacinaParaTodosJá, com transmissão pela Fundação Perseu Abramo e retransmitida em dezenas de outros canais.
13h – Lives nos estados
20h – Live de Encerramento da Jornada #VacinaParaTodosJÁ – vídeo das “notícias do dia” e Encaminhamentos da continuidade da Jornada.
Com informações do CNS