A filósofa feminista e ativista Angela Davis se juntou à marca norte-americana Renowned, fundada em 2011 com sede em Los Angeles, nos Estados Unidos. A parceria rendeu uma coleção-cápsula, que já esgotou. Composto por uma camiseta e um moletom, o compilado teve lucro revertido para organizações sociais.
Leia também: Marcas trazem elenco negro na publicidade do fim do ano
Segundo o Metrópoles, a collab com Angela Davis faz parte do projeto Heroes Of Blackness (Heróis da Negritude, em tradução livre) da Renowned. “Trabalhar com Davis foi surreal. Ela dedicou sua vida à libertação negra. Esta coleção será um pedaço da história para ela e todos os que estiveram contra a opressão, é justo que eu continue seu legado”, declarou John Dean, fundador e diretor criativo da marca, pelo Instagram.
Para desenvolver as estampas do casaco e da t-shirt, a grife colaborou com artistas negros independentes. Os dois modelos lançados têm imagens de líderes políticos que marcaram a causa antirracista e frases do movimento, como “black power” (poder preto) e “organize unify rebuild” (organizar, unificar, reconstruir).
As peças, que estavam à venda no e-commerce da Renowned, têm parte do lucro revertido para duas instituições que lutam pela reforma prisional nos EUA: Dream Defenders e Underground Grit. De acordo com a label, a própria Angela Davis escolheu as organizações beneficiadas e também aprovou o design dos itens.
Mulher, negra e ativista, Angela Davis nasceu em Birmingham, no Alabama (EUA). É uma referência do movimento feminista, assim como do marxismo e do movimento abolicionista penal. Integrante do grupo Panteras Negras, na década de 1970, ela foi presa injustamente. Ao longo dos anos, publicou inúmeros livros como filósofa. Uma das maiores referências de militância no combate ao racismo e na defesa dos direitos das mulheres, atualmente, a norte-americana tem 76 anos.
Com informações do Metrópoles