
Marielle Franco completaria 41 anos na próxima segunda-feira (27). Pensando em celebrar a vida e o legado dela, será realizada a live alusiva ao aniversário da vereadora, que concluiria seu primeiro mandato neste ano. O evento acontece neste domingo (26), a partir das 19 horas, a partir de transmissão pelo canal no YouTube do Instituto Marielle Franco. E outra mulher negra de luta, a diva Elza Soares irá homenageá-la com suas músicas mais famosas.
Dispostos a fazer da live um momento de congraçamento pela importância de vidas negras, organizadores chamam todos e todas a se inscreverem no canal.
“Julho é um mês especial para nós mulheres negras. Mari estaria fazendo 41 anos e por isso não podemos deixar de celebrar sua memória e fazer uma super live com a mulher do fim do mundo [Elza]”, anunciam.
Essa mulher negra, filha de Marinete Francisco e Antonio da Silva Neto, era socióloga com mestrado em Administração Pública, tendo sido eleita vereadora da Câmara do Rio de Janeiro pelo PSOL, com 46.502 votos. Defensora dos Direitos Humanos, no legislativo foi presidenta da Comissão da Mulher.
No dia 14 de março de 2018, foi assassinada em um atentado ao carro onde estava. Fatais 13 tiros atingiram o veículo, matando também o motorista Anderson Pedro Gomes.
Quem mandou matar Marielle mal podia imaginar que ela era a semente que faria brotar milhões de ‘Marielles’. Lideranças negras ativistas que no dia seguinte da sua morte se levantariam contra as opressões.
No ritmo das celebrações, o Socialismo Criativo resgata o samba exaltação a heróis e heroínas retintas do Brasil da Estação Primeira de Mangueira. O samba deu à verde e rosa o título do Carnaval 2019, com o enredo “História para ninar gente grande”. Confira!