
Depois de afirmar que faria um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão na noite desta terça-feira (2) e voltar atrás na decisão, Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a inflamar os ânimos de brasileiros, que foram às redes para convocar um panelaço. Usando as hashtags #panelaço e #arregou, internautas – anônimos e famosos – prometem voltar a bater panelas contra o atual governo, no horário em que o mandatário falaria ao público.
Previsto inicialmente para as 20h30 (horário de Brasília) e com duração de cerca de 4 minutos, o discurso foi cancelado minutos após circular a notícia sobre sua realização.
Embora o assunto do pronunciamento não tenha sido revelado, especulava-se sobre a possibilidade de Bolsonaro tratar da decisão de zerar impostos federais sobre o diesel e o gás de cozinha, confirmada por decreto publicado mais cedo em edição extra do Diário Oficial da União.
Escândalo de Flávio Bolsonaro
A decisão de cancelar o pronunciamento ocorreu logo após o mais novo escândalo envolvendo o filho mais velho do presidente, senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), se tornar uma dos assuntos mais comentados do dia.
Na segunda-feira (1º), o site O Antagonista revelou a compra de uma mansão de 2,4 mil metros quadrados por R$ 6 milhões em um dos bairros nobres de Brasília.
Convocação do panelaço
Deputada federal Jandira Feghalli (PCdoB-RJ) foi uma das parlamentares a engrossar o coro por um novo protesto contra o presidente.
O também deputado Ivan Valente (PSOL-SP) aderiu ao coro. “FUJÃO! Com medo do panelaço, Bolsonaro dá nova mostra de covardia e cancela pronunciamento. Não quer explicar a mansão de 6 milhões do Flavinho e não tem boas novas sobre vacinas ou economia. Melhor se calar. O único pronunciamento aceitável é a renúncia!”, afirmou.
Candidato nas últimas eleições à Prefeitura de São Paulo pelo PCdoB, o ex-ministro Orlando Silva afirmou que a fala seria mais um “um show de horrores”. “Bolsonaro tinha programado pronunciamento em cadeia nacional para hoje. Seria mais um show de horrores, mais tentativa de se livrar da responsabilidade pelas 255 mil mortes, mais lorota para maquiar sua incompetência. Mas o ‘imbrochável’ preferiu fugir do #panelaco. COVARDE!!!”.
O perfil do PDT no Senado afirmou que o presidente deve explicações ao país. “Para escapar do panelaço, Bolsonaro “respeitosamente” cancelou o pronunciamento em cadeia de rádio e TV nesta terça-feira. O presidente precisa explicar o colapso na saúde, a disparada dos preços dos combustíveis e dos alimentos e a falta de vacinas e do auxílio”.
Sem filtros, a professora universitária e blogueira feminista Lola Aronovich apostou no medo de Bolsonaro como motivo do cancelamento. “Bolso é tão, mas tão covarde, que cancelou seu pronunciamento oficial em rádio e TV hoje, com medo do panelaço. E quer saber? Vamos fazer um mega panelaço de qualquer jeito. Hoje, às 20:30!”.