A Câmara dos Deputados registrou 19 casos de Covid na última semana, desde a eleição presencial à presidência da Casa. O número foi contabilizado pelo Serviço de Emergências Médicas do órgão até o início da tarde desta segunda-feira (8), de acordo com informações divulgadas na coluna do jornalista Guilherme Amado, na Época.
O registro ocorre ainda em meio à discussão sobre a viabilidade da retomada das atividades presenciais na Câmara logo após o Carnaval, conforme determinado pelo novo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Na semana passada, 513 deputados e seus assessores foram convocados a participar presencialmente da eleição da Mesa Diretora, decisão que gerou embate sobre a propagação da Covid-19 e o agravamento da pandemia.
Leia também: Lira exonera cerca de 500 comissionados da Câmara
Apesar das cabines de votação espalhadas pelo prédio, houve diversas aglomerações durante e após a apuração — no plenário e quando Arthur Lira comemorou sua vitória em uma mansão de Brasília com cerca de 300 pessoas. Procurada, a Câmara afirmou que “não há como associar os casos à eleição da Mesa Diretora da Câmara”.
Embora a Câmara afirme que “não há como associar os casos à eleição”, a decisão passou a incomodar funcionários e parlamentares.
Volta dos trabalhos em meio à pandemia
Em sua primeira semana de gestão, Lira determinou que fossem definidos critérios para a retomada de sessões de forma presencial, adotando medidas como uma limitação na quantidade total de deputados que poderiam comparecer ao plenário e às comissões.
O Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e Tribunal de Contas da União (Sindilegis) enviou ofício ao presidente da Câmara na semana passada demonstrando preocupação com esse retorno e solicitando que ocorra apenas no segundo semestre deste ano.
Com informações do jornal O Globo e Época