O anúncio da esponja de aço “Krespinha”, produto com conotação racista, fez da Bombril, empresa do setor de limpeza, um dos assuntos mais comentados nas redes sociais nessa quarta-feita (17). Após a repercussão negativa do lançamento da esponja e de ser chamada de racista, a marca tentou se retratar e anunciou que vai tirar o produto de seu portfólio.
No comunicação, a Bombril afirmou que “não houve a intenção em ferir ou atingir qualquer pessoa”. Segundo a empresa, “não há mais espaço para manifestações de preconceitos, sejam elas explícitas ou implícitas”.
A hastag #BombrilRacista fez menção à esponja de aço “Krespinha” que é uma referência ao cabelo crespo, traço comum entre pessoas afrodescendentes. O produto ainda carregava a descrição“perfeita para a limpeza pesada”.
Redes contra o produto
Entra as diversas manifestações de indignação com a marca, está a da jornalista Yasmim Santos, que em seu Twitter criticou a empresa por estar alheia aos debates atuais em torno do racimo, lembrando que o produto já havia sido lançado em 1952.
A “krespinha” não é um produto novo no mercado. Em 1952, uma esponja de nome idêntico era vendida no país e usava o desenho de uma menina negra em seus anúncios. Alheia aos crescentes debates sobre racismo, a @BombrilOficial resolveu relançar o produto, mantendo o nome original. pic.twitter.com/MqJ1b4lEDu
— yasmin santos (@yasminsmp) June 17, 2020
Outro a se manifestar foi o Coletivo Manifesto Crespo, que disse: “Em pleno momento de manifestações antirracistas, temos uma ação dessas que acaba por legitimar a importância do nosso ato. Ao mesmo tempo que me faz pensar a legitimidade que essas pessoas têm de se manifestarem de forma tão racista como essa”, diz Denna Souza, integrante do coletivo, que existe há nove anos.
Histórico
A marca é responsável por uma série de campanhas publicitárias com black face desde as décadas de 1980 e 1990, cujo anúncios traziam um garoto propaganda com o rosto pintado de preto, como caricatura de pessoas negras. Segundo o movimento negro, essa representação é considerada uma forma de ridicularizar o segmento.
A empresa, com sede em São Bernardo, no ABC Paulista, é dona das seguintes marcas: Bombril, Brillo, Força Azul, Kalipto, Krespinha, Limpex, Limpol, Mon Bijou, Pinho Bril, Polibril, Prá-Lixo, Q’Brilho, Q’Lustro, Remobril, Sapólio Radium e Vantage.
Com informações de Alma Preta e Uol