
O audiovisual brasileiro será tema de audiência pública na Câmara dos Deputados. O evento será realizado a pedido de parlamentares socialistas, o deputado Tadeu Alencar (PSB-PE) e a deputada Lídice da Mata (PSB-BA). Em pauta, as ações realizadas pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Cinema e do Audiovisual Brasileiros em colaboração com entidades do setor do audiovisual. O evento será realizado em abril em data a ser informada e teve o requerimento aprovado pela Comissão de Cultura da Casa nesta terça-feira (30).
Audiovisual enfrenta desafios com a Covid-19
Alencar, que é presidente da Frente Parlamentar, ressalta que o setor do audiovisual tem enfrentado muitas dificuldades, mas também tem alcançado algumas vitórias.
“Ainda que sejam muitas as dificuldades do setor, alcançamos algumas vitórias, como a derrubada do veto do Recine e a aprovação da Lei Aldir Blanc, resultado positivo das ações coordenadas entre segmentos organizados e parlamentares comprometidos socialmente com a democratização e a valorização do direito fundamental à cultura.”
Tadeu Alencar (PSB-PE)
A deputada Lídice lembra que a Comissão de Cultura é uma das principais trincheiras da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Cinema e do Audiovisual Brasileiros, já que da sua composição orgânica, entre titulares e suplentes, 17 parlamentares subscreveram o requerimento de registro da Frente e já atuam ativamente para sua consolidação institucional.
Leia também: Secretário de Cultura se compromete com prorrogação da Lei Aldir Blanc
A audiência servirá para compartilhar as pautas e ações prioritárias que vêm sendo empreendidas pela Frente Parlamentar, de forma coordenada com as entidades, bem como para ampliar os debates e o engajamento sobre as dificuldades enfrentadas pelo setor. A audiência deverá ser realizada ainda no mês de abril.
Frente Parlamentar foi criada em 2019
A Frente Parlamentar, constituída em outubro de 2019, é uma associação suprapartidária que oferece um espaço destinado ao fortalecimento do diálogo e à aproximação entre os diversos agentes públicos e privados, na busca de soluções para o aperfeiçoamento legislativo desse campo da arte e da cultura.
Desde sua criação, o canal direto aberto pelo Parlamento às entidades do setor permitiu a união de esforços para alcançar o objetivo comum de assegurar um ambiente legislativo que promova o desenvolvimento da cultura nacional e da economia do País e, principalmente, de enfrentar as pautas ideológicas que têm resultado no estrangulamento das políticas públicas culturais.