‘Economia Criativa – Cidades criativas e renascimento criativo da indústria’ será o tema da segunda Oficina Temática da Autorreforma que será realizada hoje (27) das 15h às 18h em ambiente virtual restrito na plataforma Zoom. O evento contará com a presença da urbanista Ana Carla Fonseca e da economista Lídia Goldenstein.
Ana Carla Fonseca é administradora pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); economista, mestre em Administração e doutora em Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP). Foi dela a primeira tese sobre cidades criativas no Brasil. Tem MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral, é professora convidada no Brasil – na FGV –, na Argentina e na Espanha.
Lídia Goldenstein é mestre e doutora em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é especialista em economia brasileira e pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).
Ana Carla Fonseca explica que a economia criativa vai além de uma ferramenta para o desenvolvimento econômico.
Quando a gente fala em economia criativa, a gente percebe que é uma economia que, assim como vocês professam, não só tem um valor agregado aos produtos, serviços e propostas, como também tem um valor compartilhado na lógica de inclusão, de redução de desigualdades”. Ana Carla Fonseca
Já Lídia Goldenstein pontua que não há desenvolvimento socioeconômico se não houver investimento em inovação por parte dos setores público e privado.
“O nome do jogo hoje é inovação. Inovação no sentido mais amplo possível imaginável. Não há empresa que possa sobreviver no mundo atual e não há país que possa ter um crescimento sustentado, gerando novos empregos, que não invista nesses setores”. Lídia Goldenstein
Oficinas
As oficinas temáticas da Autorreforma buscarão aprofundar as avaliações sobre as teses do processo de autoavaliação e reformulação do PSB. A iniciativa é fundamentada em reuniões de trabalho com a Comissão de Sistematização do partido. Podem enviar perguntas por escrito dirigentes e militantes do partido, especialmente os coordenadores regionais da FJM e os Segmentos e Movimentos Sociais do PSB. Serão três horas de trabalho.
Os participantes da oficina receberão certificado de participação e uma publicação impressa do Livro 5 Teses ao Congresso Constituinte da Autorreforma do PSB.
Teses da Autorreforma
Durante as oficinas, serão analisadas as teses do Livro 5 com liberdade total dos palestrantes, não havendo, no entanto, compromisso da Comissão de Sistematização com as ideias defendidas por eles.
As oficinas serão mais um importante momento para aprimorar as propostas que o PSB levará para o Congresso Constituinte da Autorreforma que será realizado em abril de 2022.