O Partido Socialista Brasileiro (PSB) lança, nesta quarta-feira (22), o Livro 5 das Teses da Autorreforma do partido e o novo site desse processo de autocrítica pelo qual passa o PSB. Será a partir das 20h, nas páginas do Facebook do site Socialismo Criativo, do PSB Nacional e do presidente do partido, Carlos Siqueira.
O livro traz contribuições de todos os debates quinzenais organizados pela Direção Nacional do PSB sobre os temas da Autorreforma que serão discutidos no XV Congresso Nacional Constituinte da Autorreforma do Partido Socialista Brasileiro, em abril de 2022.
As discussões foram realizadas com lideranças socialistas, intelectuais, acadêmicos e políticos de diversos partidos. As teses também foram debatidas pelos segmentos do PSB em todo o pais.
Teses continuam a ser debatidas
Durante reunião virtual do Diretório Nacional, no dia 21 de agosto, Carlos Siqueira fez o lançamento do Livro 5 aos dirigentes do partido. A publicação, com recentes atualizações e contribuições de especialistas e filiados, já está disponível para download.
O livro será discutido em todos os congressos estaduais e municipais programados para os próximos meses.
Carlos Siqueira explicou que o quinto livro, produzido coletivamente, corresponde à proposta do novo programa e manifesto do partido.
“Esse projeto vem sendo desenhado desde a apresentação que fizemos em uma reunião do Diretório Nacional, há quase dois anos; após a decisão de abrir o processo de Autorreforma, convocamos a Conferência Nacional, que aconteceu no Rio de Janeiro.”
Carlos Siqueira
Livro 5 da Autorreforma
O livro é composto de 442 teses, divididas em cinco eixos temáticos: Reforma do Estado, Economia: prosperidade; igualdade e sustentabilidade, Desenvolvimento sustentável, e economia verde, Políticas sociais e cidades criativas, Socialismo Criativo, democracia e o partido que queremos.
A partir do lançamento, novas emendas podem ser apresentadas e serão apreciadas pela comissão de sistematização da Autorreforma. Essas intervenções podem ser feitas por filiados, militantes, simpatizantes ou qualquer pessoa que queira contribuir com o aperfeiçoamento do novo programa.