Após as gigantes americanas Visa e Mastercard anunciarem a suspensão das operações na Rússia, diversos bancos do país anunciaram neste domingo (6) que irão usar o sistema UnionPay, da China. Os cartões das norte-americanas deixarão de funcionar a partir de 9 de março, de o Banco Central da Rússia.
O UnionPay é um sistema que afirma estar habilitado em 180 países e já é usado por alguns bancos russos. De acordo com o Banco Central Russo, os cartões Visa e Mastercard emitidos no País seriam aceitos em operações internas até o vencimento destes.
Apesar da negociação entre bancos russos e a UnionPay ocorrer de forma acelerada, as empresas reconheceram que russos que estiverem foram do País terão mais dificuldades. “Se você está no exterior, recomendamos que saque dinheiro em espécie”, informou o Alfa Bank.
No sábado (5) a Visa informou a ruptura com a Rússia por meio de nota. Já a Mastercard disse que os cartões de bancos russos não serão mais suportados pela rede e que os cartões emitidos fora do país não irão funcionar em comércios ou caixas eletrônicos russos.
“Lamentamos o impacto que isso terá em nossos valiosos colegas e nos clientes, parceiros, comerciantes e titulares de cartões que atendemos na Rússia. Esta guerra e a ameaça contínua à paz e à estabilidade exigem que respondamos de acordo com nossos valores”, disse o CEO da Visa, Al Kelly