
Agora é oficial: Bob Esponja é, de fato, gay. Sua emissora de TV original, a Nickelodeon, informou que o protagonista de Bob Esponja Calça Quadrada, lançado em 1999, pertence à comunidade LGBTQI+.
Em um post no Twitter para celebrar o Mês do Orgulho LGBT, o canal publicou três fotos de alguns de seus personagens coloridos, com a frase: “Celebrando o orgulho com a comunidade LGBTQ+ e seus aliados neste mês e em todos os meses”.
Nas imagens que acompanham o post, aparecem Korra, de A Lenda de Korra, e Schwoz Sdiwartz, de Henry Danger, interpretado pelo ator trans Michael Cohen. Bob Esponja surge sob um filtro nas cores da bandeira LGBT. Há muitos anos se especula sobre a sexualidade do animal marinho, com muitos fãs do desenho dizendo, inclusive, que ele e seu melhor amigo, a estrela do mar Patrick, na verdade seriam um casal.
Celebrating #Pride with the LGBTQ+ community and their allies this month and every month ?
— Nickelodeon (@Nickelodeon) June 13, 2020
(?: by @ramzymasri) pic.twitter.com/pENmTaQB0h
Em um episódio de 2002, eles adotam uma concha e agem como os pais dela. Alguns personagens secundários daquele capítulo chegam a questionar como a união entre uma esponja e uma estrela do mar poderia resultar em uma concha.
Outros personagens de desenhos animados também já se apresentaram como parte dessa comunidade.

Em Rick and Morty, uma das animações da Cartoon Network, Rick se diz pansexual, ou seja, ele sente atração por pessoas de independentemente de sexo ou gênero.

Na Fox, sr. Smithers, de Os Simpsons, é um personagem queer e já declarou seu amor platônico por seu patrão Montgomery Burns.