Em entrevista à TV Ponte Negra, afiliada do SBT no Rio Grande do Norte, nesta quarta (16), o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse a portaria que prevê o rebaixamento da pandemia da Covid-19 para endemia ficará pronta ainda este mês.
O Chefe do Executivo argumentou que os cuidados contra o coronavírus “não se justificam mais” e garantiu que “a pandemia já chegou ao fim”. Porém, a Organização Mundial da Saúde (OMS) defende que a a pandemia está longe de acabar em todo o mundo.
Especialistas da área afirmam que a mudanças de status é precoce. “O nosso ministro da Saúde, o (Marcelo) Queiroga, tem se comportado muito bem nessa questão. Eu tenho conversado com ele, que já sinalizou, há poucos dias, que seria uma portaria dele, como definido em lei, para nós aqui sairmos da pandemia e entrarmos na endemia. Ou seja, isso deve acontecer até o final deste mês”, disse Bolsonaro.
“Realmente, não se justifica mais todos esses cuidados no tocante ao vírus, porque todo mundo vê que praticamente acabou isso daí. Você vê no próprio carnaval, nas praias, que o povo abandonou praticamente máscaras e outros cuidados. Por quê? Porque praticamente chegou ao fim”, continuou.
O presidente elogiou o programa de vacinação de Queiroga e do ex-ministro, Eduardo Pazuello:
“Um programa de vacinação muito bem feito pelo ministro Queiroga e pelo ministro Eduardo Pazuello, que o antecedeu. Ele começou as tratativas, as compras de vacinas lá atrás. O Brasil começou a vacinar desde o início de 2020. A vacina atingiu a todos os voluntários do Brasil e acreditamos que a questão do vírus, da Covid está controlada. Ou seja, grande parte da população imunizada com recursos do governo federal. Deixo bem claro que nenhum governador pagou ou comprou uma vacina sequer no Brasil.”
E voltou a falar em “imunidade de rebanho”.
“Temos o que chama de imunidade de rebanho. Muita gente se contaminou e já está imunizada também. Ou seja, devemos, se Deus quiser, a partir do início do mês que vem, com a decisão do ministro da Saúde de colocar um fim na pandemia via portaria, voltar à normalidade no Brasil”