
Por Lucas Rocha
Se em 2015 o Brasil foi um dos principais países na articulação das políticas definidas na Conferencia do Clima de Paris (COP-21), o país agora é excluído de fóruns internacionais sobre o meio ambiente. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deixou o Brasil de fora de reunião sobre conferencia climática diante dos desmandos do governo Jair Bolsonaro.
Segundo informações dos jornalistas Jamil Chade e Carla Araújo, do Uol, reunião realizada por Biden nesta sexta-feira (17) com objetivo de preparar preparar a próxima conferencia climática da ONU, em outubro em Glasgow, não tinha a presença de Bolsonaro ou representantes da diplomacia brasileira. Participaram os membros do Fórum Major Economies.
Comunicado da chancelaria dos Estados Unidos aponta a presença de presidentes ou primeiros-ministros de Argentina, Austrália, Bangladesh, Comissão Europeia, Conselho Europeu, Coreia do Sul, Indonésia, Itália, Japão, México e Reino Unido. O secretário-geral da ONU, António Guterres, também esteve presente.
O objetivo de Biden, segundo o comunicado, é estabelecer uma meta climática rígida para 2030.
Logo após o encontro, John Kerry, secretário de Estado dos EUA, se reuniu com representantes de alguns países que não integram o Fórum. O Brasil mais uma vez ficou de fora. Alemanha, China, Índia e Rússia marcaram presença.
Bolsonaro chegou a participar de Cúpula do Clima em abril, mas sem qualquer louvor. Biden sequer esteve na sala no momento do discurso do presidente brasileiro.
‘Obsessão’ de Biden
No último dia 30, a sequência de declarações absurdas e totalmente fora da realidade do chefe do Executivo brasileiro teve mais um capítulo. De acordo com Bolsonaro, o governo de Joe Biden nos EUA “é de esquerda” e “tem obsessão por questões ambientais”.
“Da minha parte, o Brasil está de portas abertas e pronto para continuar a conversa com o governo americano. Obviamente, o governo Biden é um governo mais de esquerda, é um governo que tem quase uma obsessão pela questão ambiental”, afirmou o mandatário brasileiro, que é rechaçado por povos do mundo inteiro e pela comunidade internacional por suas políticas de destruição ambiental.
Bolsonaro disse ainda que a insistência de Washington em falar de assuntos relacionados à natureza “atrapalha um pouquinho” as tratativas bilaterais que envolvem as duas nações, já que “o Brasil é o país que mais preserva o seu meio ambiente”.