Nesta quarta-feira (10), o Brasil se tornou o primeiro país do mundo na média diária de mortes pelo novo coronavírus. O país registrou a maior média de óbitos provocados pela doença nos últimos sete dias, ultrapassando Estados Unidos e Reino Unido, que tiveram os maiores números absolutos de mortes até agora.
Segundo números da Organização Mundial da Saúde (OMS), na última semana o Brasil registrou 7.197 mortes pela covid-19, média de 1.028 por dia. Os EUA, que encabeçam a lista de óbitos pela pandemia, registrou no mesmo período 5.762 mortes, média de 823 por dia. Já o Reino Unido, que ocupa o segundo lugar na lista de óbitos, contabilizou nos últimos sete dias 1.552 mortes, média de 221 por dia.
O Brasil também bate países onde a curva da doença é ascendente, como o México, que registrou 3.886 mortes por covid19 na última semana, com uma média de 555 por dia.
Fim do isolamento
Para especialistas ouvidos pelo Estadão, o elevado número de mortes é resultado da falta de coordenação nacional das políticas de combate à pandemia e a tendência é de que o quadro piore com as flexibilizações anunciadas pelos governadores e defendidas pelo presidente Jair Bolsonaro.
De acordo com o Consórcio de Veículos de Imprensa, ontem o país chegou a 39.903 mortes e 775.581 casos confirmados em todas as unidades federativas. Nas últimas 24 horas, foram registrados 1.300 óbitos.
Com informações do Estadão.